Itatiaia e Quatis ampliam imunização contra a febre amarela

0

AGULHAS NEGRAS

O combate contra a proliferação da febre amarela segue mobilizando os municípios das Agulhas Negras. Em balanço divulgado recentemente, as cidades de Itatiaia e Quatis revelaram dados que asseguram avanços significativos na imunização dos seus moradores com aplicação da vacina.

Em Itatiaia, 85,4% da população foi imunizada contra a febre amarela. Segundo dados do governo, da meta de 26 mil pessoas o total de 22.207 já tomaram a vacina contra a febre amarela, sendo 601 moradores somente no evento do ‘Dia D’. O setor de imunização disponibiliza as doses plena das vacinas nas nove unidades de saúde da cidade. “Até o momento já vacinamos 85,4% da população e estamos trabalhando para atingir 100% dos moradores. Quem ainda não se vacinou é importante que procure a unidade de referência de seu bairro o quanto antes”, afirma a coordenadora do setor de imunização, Andrea Millen.

O bloqueio vacinal em Itatiaia segue nas nove unidades de saúde, mediante agendamento prévio. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência. A vacinação acontece na Policlínica Municipal, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim.

PRÓXIMO DA META DO GOVERNO DO ESTADO

No município de Quatis, a Secretaria de Saúde já contabilizou mais de dez mil moradores imunizados e a vacinação segue por prazo indeterminado, nas unidades do Programa Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança. A meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde para a cidade de Quatis é vacinar 11.400 pessoas.

Nas unidades médicas dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Jardim Pollastri e Mirandópolis, as doses são aplicadas de segunda a sexta-feira. Já no posto de saúde do bairro Jardim Independência, a imunização está sendo realizada as quartas e sextas-feiras. Na Casa da Criança, que se localiza na Praça Getúlio Vargas, próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a vacinação ocorre toda terça-feira. Em todas as unidades, a vacinação começa às 9 horas e vai até às 15 horas. “A Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo sua parte, indo de encontro às pessoas visando chama-las para a vacinação. E a julgar pelos números preliminares, o balanço mostra que vamos alcançar a meta estabelecida”, declarou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Galvão.

PÚBLICO ALVO

Devem tomar a vacina os bebês, crianças, adultos e idosos. A faixa de idade para vacinação é de 9 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias. As pessoas acima de 60 anos precisa apresentar recomendação médica. A vacinação não é indicada para gestantes.

error: Conteúdo protegido !