ITATIAIA
Conforme o A VOZ DA CIDADE antecipou na edição desta quinta-feira, dia 5, o trabalho de imunização contra a febre amarela em Itatiaia passou a ser realizado em todo o município sem a necessidade do agendamento nas unidades de saúde. De acordo com a coordenadora de imunização, Andréa Millen, todas as pessoas que buscarem a imunização serão vacinadas no mesmo dia. A iniciativa visa agilizar a imunização uma vez que o município é o único da região das Agulhas Negras a contar oficialmente com um caso de febre amarela em humanos. O infectado, um senhor de 58 anos, é morador de Penedo. Ele foi assistido na rede pública municipal e teve exames encaminhados para o Laboratório Noel Nutels, no Rio. No dia 2 ele foi transferido para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. A doença foi confirmada no dia seguinte. Por opção pessoal, o infectado afirmou às autoridades locais que não quis tomar vacina durante campanha desenvolvida na cidade desde 2017.
De acordo com o último levantamento realizado pelo setor de Imunização, um total de 23.612, ou seja, 90,8% da meta de 26 mil pessoas já recebeu a dose da vacina. Em Penedo foram vacinadas 5.265 pessoas da meta de 6 mil. “Reforçamos a todos a importância da imunização. Quem ainda não se vacinou é importante que procurem a unidade de referência de seu bairro o quanto antes. A vacina é a forma mais eficaz para não pegar a doença. Também recomendamos que as pessoas evitem áreas de mata”, disse Andrea Millen.
Desde a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no interior do Parque Nacional do Itatiaia, além do público alvo formado por pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias, os idosos com mais de 60 anos e que não apresentam nenhuma doença estão podendo se vacinar sem laudo médico. O documento é exigido apenas para aqueles que possuem alguma patologia.
AÇÃO REFORÇADA
Os moradores da África I, localidade dentro do bairro de Penedo, terão oportunidade de se vacinar contra a febre amarela nesta sexta-feira, dia 6 e também na segunda-feira, dia 9. A Secretaria de Saúde, montará um posto de imunização na Associação de Moradores da África I, situada na Rua da África I, s/nº localidade. O atendimento será das 9h30min ao meio-dia.
Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação e comprovante de residência. De acordo com o último levantamento realizado pelo setor de Imunização, em Penedo 5.265 pessoas foram vacinadas dentro da meta de 6 mil doses do bairro. “Iremos na segunda-feira também, pois muitas pessoas que trabalham em pousadas e restaurantes estão de folga neste dia. A procura pela vacina aumentou após a confirmação do caso em um morador de Penedo e nossa meta é garantir a imunização de 100% do público alvo”, informa a coordenadora Andréa Millen.
Em toda a cidade, as doses continuam disponíveis nas nove unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h: Policlínica Municipal e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim.
BOLETIM
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde divulgou o novo relatório sobre a febre amarela. Em 2018 foram registrados 197 casos da doença em território fluminense infectando humanos, sendo 72 óbitos.