ITATIAIA
Com foco em ampliar as oportunidades de inserção no mercado e promover o desenvolvimento de competências dos moradores, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (SETEGRE), promove mais uma edição do Projeto CapacITA 2025. Ao todo, serão oferecidas 360 vagas distribuídas em 12 cursos gratuitos de qualificação profissional. As inscrições presenciais poderão ser realizadas no próximo dia 20.
Cada curso terá 30 vagas, sendo possível ao interessado se inscrever em até dois- uma por ordem de chegada e outra por sorteio, conforme a demanda. A realização das turmas dependerá de um mínimo de 20% de inscritos.

Cursos gratuitos visam ampliar oportunidades e qualificação dos moradores – Divulgação PMI
Entre as formações oferecidas estão Gestão em Segurança do Trabalho, Cuidador de Idosos, Gestão da Qualidade, Auxiliar de Escritório com Ênfase em Direito, Gestão de Produção com Ênfase em Six Sigma, Panificação, Gestão de Qualidade e Processos Industriais, Pizzaiolo, Formação de Pedreiro, Auxiliar Administrativo com Ênfase em RH e Gestão de Negócios: Estratégias e Empreendedorismo. As aulas serão noturnas, a partir de setembro, conforme cronograma do edital.
O projeto destina parte das vagas à inclusão social: 10% para mulheres atendidas pela Secretaria de Política Pública para Mulheres, 15% para usuários da Assistência Social (CRAS, CREAS e Casa Abrigo), 15% para estudantes da EJA e 60% para ampla concorrência. A seleção para as vagas sociais será feita pelas respectivas secretarias.
Segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Felipe Santos, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualificação profissional e o fortalecimento das políticas públicas de geração de renda. “O CapacITA é mais do que cursos. É um compromisso com a transformação social e profissional da cidade. Nesta edição, ampliamos a diversidade de formações, buscando atender às exigências do mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo local. Nosso objetivo é oferecer oportunidades reais para que cada participante possa trilhar novos caminhos, seja através do emprego formal ou da criação do próprio negócio”, disse Felipe.
Inscrições
As inscrições serão feitas presencialmente, das 8 às 20 horas, na sede da SETEGRE, na Avenida dos Expedicionários, nº 575, no Centro da cidade e em polos: Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre e Escola Municipal Léa Duarte Jardim, na Vila Florida.
Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais, residir em Itatiaia e apresentar original e cópia de RG, CPF, comprovante de residência e declaração de escolaridade (ensino fundamental ou médio cursando ou concluído). Inscrições incompletas ou fora do prazo não serão aceitas.
O resultado preliminar será divulgado nas redes sociais da Prefeitura e no site oficial www.itatiaia.rj.gov.br. No ato da matrícula, será necessário assinar ficha de inscrição, termo de compromisso, termo de autorização de imagem e termo de vestimenta. Menores devem estar acompanhados por um responsável legal.