Irmãos Douglas e Thomaz Matera participarão da abertura do Jompede 2019

0

VOLTA REDONDA

Hoje às 14 horas, na Arena Multiuso da Ilha São João, acontece a cerimônia de abertura da segunda edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (Jompede). A cerimônia de abertura da competição que será disputada nos dias 8 e 9 de novembro, contará  com a participação dos irmãos Douglas e Thomaz Matera, que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Lima, no Peru e são atletas do Clube de Regatas Vasco da Gama. Eles conquistaram dez medalhas na natação: quatro de ouro e seis de prata.

Os jogos serão disputados nas categorias deficiência intelectual, deficiência física, deficiência auditiva e deficiência visual que serão divididas em subcategorias por idade. Serão disputadas 14 modalidades: arremesso à cesta, atletismo, boliche, cabo de guerra, chute a gol, dama, dominó, futsal, jiu-jítsu, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado, xadrez e zig-zag.

Os atletas paralimpicos

Thomaz e Douglas Matera começaram a nadar ainda na infância, nas categorias convencionais e, com pouco mais de 20 anos, ambos passaram a competir nas equipes paralímpicas em função da limitação visual. Mesmo formado em Engenharia de Produção, Thomaz optou por seguir a carreira de nadador, é um dos beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e treina cerca de 2h30 por dia, além das 5 horas semanais em academia. Sua dedicação se reflete nas cerca de 45 medalhas já conquistadas e os títulos de campeão mundial nos 100m borboleta e 100m livre em 2017, terceiro lugar no mundial nos 100m livre e recordista brasileiro nos 100m livre, sempre na categoria S12.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !