Irineu Nogueira e Denilson Sampaio se unem para lançar chapa na disputa da Prefeitura de Itatiaia

0

Irineu será pré-candidato a prefeito e Denilson vice; Izael Bernardes entra com apoio na chapa

ITATIAIA

As eleições em Itatiaia estão marcadas para o dia 11 de abril. E o cenário tende a ser diferente do pleito de 2020, com novos nomes e até alianças. Uma aliança já firmada é de Irineu Nogueira (PTB), Denilson Sampaio (PSDB) e Izael Bernardes (DC).

O trio veio separado na disputa de novembro e junto teve 8.871, enquanto o primeiro colocado, Eduardo Guedes, o Dudu, teve 8.149 votos. Dudu, apesar de eleito, teve o registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo entendimento de que se tomasse posse estaria em seu terceiro mandato consecutivo, pois ocupou o chamado mandato tampão por um curto período, o que é considerado mandato pela Constituição Federal.

Além dos três e de Dudu, que não pode ser candidato, o último pleito teve outros dois postulantes, Eduardo Sancler (PL), que ficou na quarta colocação com 1.070 votos e Professor Adriano em sexto lugar, com 276 votos.

Ao A VOZ DA CIDADE, Irineu Nogueira, segundo colocado nas eleições do ano passado, com 5.421 votos, disse que já foi definido que ele será o pré-candidato a prefeito em abril. O pré-candidato a vice será Denilson Sampaio, que ficou em terceiro lugar com 2.948 votos. “Essa união já tinha que ter sido feita lá atrás, tentamos, mas por falta de consenso não aconteceu e vimos que nós ajudamos a eleger Dudu. Mas agora será diferente. Temos um grupo que acredita que se somarmos poderemos derrotar a máquina”, disse.

Embora a campanha seja em um espaço curto, Irineu apontou que acredita ser no tempo certo até porque os eleitores conheceram as propostas em separado e agora as verão mais condensadas. As propostas do grupo em campanha já eram semelhantes.

Denilson Sampaio confirmou que virá como pré-candidato a vice. “Os números não mentem. Perdemos a eleição porque estávamos separados. Não conseguimos nos unir na eleição, mas agora com essa nova oportunidade sentamos e alinhamos os projetos. Temos o mesmo sentimento de mudar a gestão que está na cidade há mais de 30 anos e trabalhar de fato para os munícipes, fazer uma coisa profissional na cidade”, afirmou, lembrando que farão a convenção única dos partidos logo depois do dia 22 deste mês, quando o período será aberto, para depois já fazer o registro da chapa. A data certa ainda não está marcada.

Para Izael Bernardes o apoio que será dado por ele reflete apenas o que a população deseja: mudança. “Vimos isso no resultado da eleição. Apesar do Dudu ter sido eleito, os votos de todos os demais superariam os dele. Percebemos com isso que a maioria das pessoas não queria o governo de Dudu então decidimos pela união”, apontou.

Em Itatiaia, nas eleições do ano passado foram 6.553 votos em branco, 9.184 nulos e 18.366 válidos.

ELEIÇÃO EM ITATIAIA

Foram marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o dia 11 de abril as eleições suplementares da cidade. A partir de 5 de março, último dia para apresentar o registro de candidatura, a 198ª Zona Eleitoral (Itatiaia) funcionará em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados.

A propaganda eleitoral será permitida a partir de 6 de março. Os eleitos no dia 11 de abril exercerão mandato até o dia 31 de dezembro de 2024.

Em breve, a Resolução 1.162/2021 será publicada do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) com as demais datas e regras do processo eleitoral suplementar, como prazos para impugnações, julgamento de reclamações e direito de resposta, recursos e prestações de contas. A diplomação dos eleitos será até o dia 3 de maio.