ITATIAIA
O candidato a prefeito na eleição suplementar Irineu Nogueira (PTB) defendeu a reestruturação da saúde no município como ponto de partida para a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento de outros setores, entre eles, o turismo, carro-chefe da economia de Penedo. Nogueira realizou um corpo a corpo por algumas ruas da região central de Penedo na tarde de quinta-feira, dia 19, acompanhado do candidato a vice-prefeito Denilson Sampaio (PSDB). Durante a caminhada, eles conversaram com moradores e comerciantes.
No que diz respeito à relação entre a saúde e o turismo, Irineu pontuou que boa parte dos moradores trabalha em estabelecimentos ligados ao turismo e dependem da rede pública de saúde, a exemplo da maior parte da população. Ele avaliou ainda que, no caso de urgências e emergências, os turistas também vão se sentir mais confiantes em retornar, sabendo que o município possui uma boa estrutura de atendimento.
Ao falar de algumas iniciativas de sua gestão, em caso de vitória no próximo dia 12 de setembro, Irineu citou uma maior disponibilização de consultas com médicos especialistas, realização de exames, vagas para fisioterapia e oferta de medicamentos. Ele argumentou que o fortalecimento da Atenção Básica é capaz de solucionar até 85% dos problemas de saúde da população, percentual estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Conheço de perto o sofrimento do nosso povo, tenho 60 funcionários e diversas vezes eles precisaram fazer fisioterapia ou exame na rede particular, porque a fila da prefeitura não anda. Mas, e quem não pode pagar, como fica?”, questionou o candidato.