Após um primeiro tempo equilibrado, com ligeira vantagem para os portugueses, a equipe europeia abriu o placar, contra os iranianos na Arena Mordovia, em Saransk, pela terceira rodada do Grupo B. Ricardo Quaresma deu um belo chute de fora da área, de curva, que foi no ângulo direito do goleiro iraniano, que não teve muito que fazer.
Aos sete minutos do segundo tempo, Cristiano Ronaldo teve uma grande oportunidade de ampliar o placar. Porém vacilou na cobrança de pênalti, que ele mesmo sofreu, e cobrou, à meia-altura, nas mãos do goleiro iraniano, que fez bela defesa. Desconcentrado e nervoso, CR7 deu uma entrada violenta em Pouraliganj, e com a ajuda do ‘árbitro de vídeo’ (VAR) o arbitro da partida o puniu com cartão amarelo.
Os iranianos, porém, não se deram por vencidos e foram para cima de Portugal, até que aos 44 minutos da etapa final, Azmoun cabeceia bola na mão de Cédric dentro da área portuguesa. Diante da indecisão do lance, o juiz consultou o VAR e marcou pênalti para os iranianos, que foi batido por Ansarifard aos 47 minutos.