IPVA e IPTU – A melhor maneira de pagar

0

O Ano Novo chegou e com ele alguns impostos. Estou falando do IPVA, que para algumas placas já vencem nesse mês, e o IPTU que começa a morder o nosso bolso em fevereiro.

Para que o começo do ano não seja tão turbulento, tire o seu sono e te faça uma pessoa mais estressada, o melhor dos remédios é planejar uma reserva só pra estes gastos. Normalmente eles levam mais do que o nosso salário mensal, e começar o ano no vermelho pode ser o primeiro sinal de uma bola de neve de dívidas ou te custar programas de lazer que deverão ser cortados em virtude do aperto financeiro. Este é o momento ideal para iniciar o planejamento para 2020, de pouquinho em pouquinho fica mais fácil, e quando se tem o dinheiro na mão, o poder de barganha fica do nosso lado, ou seja, descontos!

Algumas pessoas se perguntam se vale a pena pagar os impostos à vista ou parcelar. Se você também tem essa dúvida, vamos a uma conta rápida: O desconto para pagamento de cota única no IPVA é de 5%, já no IPTU varia de cidade para cidade, mas todas têm desconto. Na capital, por exemplo, é de 7%, na cidade de Volta redonda 18%. Pra você parcelar este valor pelos três meses oferecidos pelo estado, a aplicação tem que render o valor do desconto e do imposto de renda sobre ele nesse período, isso significa que de tudo que render, você desconta 22,5% e o resultado tem que ser maior do que as porcentagens oferecidas. A notícia ruim é que você não vai encontrar um rendimento nesta proporção no atual cenário econômico brasileiro, então a melhor opção é pagar a vista. Porém se você não se planejou, não adianta se desesperar, pra tudo tem solução.

É melhor parcelar o valor devido do que se enrolar no cheque especial, aonde os juros chegam a até 15% ao mês. Outra opção é tomar um crédito mais barato que o desconto oferecido. Algumas pessoas têm acesso a créditos consignados, aqueles que descontam direto da folha de pagamento, através da instituição que trabalham ou do INSS, estes costumam a ser bem mais baratos, sendo mais vantajoso tomar o empréstimo e pagar a parcela única com desconto do estado ou da prefeitura. Para cidades com desconto no IPTU superiores a 10%, fica mais fácil achar um crédito pessoal mais barato que o desconto.

No nosso país trabalhamos quase a metade do tempo para pagar impostos, e isso tornam as coisas muito mais caras. Vale lembrar que em março ainda temos o Imposto de Renda, mas esse assunto a gente deixa pra depois, O que não dá pra adiar é o início do planejamento e da reserva que vai te fazer passar por estes pagamentos bem mais tranquilo.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !