RIO CLARO
O calendário tributário de Rio Claro para 2026 começa a ser colocado em prática em janeiro, com a abertura do período de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes que optarem pela quitação em cota única poderão obter desconto de 15% até o dia 20 de janeiro. Já o pagamento integral até 20 de fevereiro garante abatimento de 10%.
Quem preferir parcelar o imposto poderá dividir o valor em até dez vezes, com vencimento da primeira parcela também em 20 de janeiro. As guias seguem o modelo digital adotado pelo município já estão disponíveis para consulta.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Pedro Canísio, a arrecadação do IPTU está diretamente ligada ao planejamento financeiro do município. “O equilíbrio fiscal e a organização das contas públicas têm sido fundamentais para garantir investimentos e manter os serviços funcionando. Nosso foco é assegurar que cada recurso seja aplicado de forma eficiente, permitindo que o município avance com segurança e sustentabilidade”, afirmou.
O prefeito Babton Biondi destacou que a arrecadação é parte de um projeto mais amplo de desenvolvimento da cidade. “Estamos construindo um novo momento para a cidade, com trabalho, diálogo e compromisso com a população. O que estamos fazendo hoje é a base para um futuro de mais oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida. Seguiremos avançando, cuidando das pessoas e preparando o município para crescer ainda mais”, disse.
O IPTU de Rio Claro é totalmente digital, o que facilita o acesso às informações, a consulta das guias e o pagamento do tributo. O acesso pode ser feito pelo site oficial da Prefeitura (www.rioclaro.rj.gov.br), além de atendimento via WhatsApp pelo número (24) 99834-3807. Para atendimento presencial, os contribuintes poderão procurar a sede da Prefeitura e as subprefeituras de Lídice e Passa Três, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.