ITATIAIA
A diretoria do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (Iprevi) adotou no início deste mês de junho, a chamada de vídeo como recurso para a realização da prova de vida dos servidores inativos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Segundo o Decreto Municipal n° 2.459/2014, a fé de vida é um procedimento obrigatório, cujo objetivo é realizar o recadastramento de todos os assegurados por benefício previdenciário, como os aposentados e pensionistas. “Quando o servidor se aposenta, ele precisa comparecer anualmente na instituição que paga esse benefício, no caso o Iprevi, para comprovar se ele permanece vivo. Assim, evitamos fraudes e atualizamos as informações dele dentro da instituição”, esclarece Alessandra Marques, diretora do Instituto.
Devido à pandemia do coronavírus, esse procedimento de confirmação estava suspenso desde o mês de março, e para evitar o pagamento equivocado do benefício previdenciário, o Iprevi adotou a chamada de vídeo como método alternativo. Para o atendimento online ser realizado, o Instituto entra em contato com a pessoa que precisa realizar a prova de vida e pergunta se ela pode participar da videoconferência. Se o assegurado concordar, a ligação é realizada e o recadastramento é efetivado.
Alessandra Marques ressalta que o propósito da implementação do recadastramento à distância é cumprir o que está previsto na legislação do município, mesmo em meio a uma pandemia de coronavírus, que oferece riscos ao público atendido pelo Instituto. “A iniciativa visa resguardar a integridade física dos aposentados e pensionistas durante o período de isolamento social, bem como atualizar os dados do servidor junto a Autarquia, conforme estabelece o Decreto Municipal”, finaliza a diretora.
OUTROS ATENDIMENTOS
Por conta da epidemia da Covid-19, os atendimentos do Iprevi são realizados via telefone: (24) 3352-4043, a rede social WhatsApp: (24) 99326-0620 e/ou por e-mail: [email protected]. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O suporte presencial ocorre apenas em casos de extrema necessidade, como questões referentes a benefícios.