Ipiabas é inserida no roteiro de turismo rural fluminense

0

BARRA DO PIRAÍ

A cidade de Barra do Piraí também foi inclusa no Roteiro de Turismo Rural no estado do Rio de Janeiro. Juntamente com mais sete localidades, o distrito barrense de Ipiabas teve seus atrativos de lazer, gastronomia e hotelaria inseridos em um material que contém dicas para turistas, que buscam o contato com a natureza para o descanso, principalmente nos fins de semana. O roteiro possui, além de Ipiabas, pontos de Angra dos Reis, Cantagalo, Guapimirim, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Paraty e Trajano de Moraes. O guia foi criado pela Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com o Sebrae/RJ.

A proposta é a de mostrar pontos atrativos de oito localidades no estado, que possam ser chamarizes aos visitantes. São diferentes áreas, que se assemelham pela calmaria em suas atividades, bem como a valorização da cultural rural, como o artesanato, comidas caseiras e uma similaridade com o verde da natureza fluminense. Ipiabas é citado como “destino perfeito para quem deseja fugir da rotina na cidade grande e se render à calmaria de um recanto charmoso e sossegado”. Conhecido pelo turismo e localizado a apenas 16,6 km de Barra do Piraí, Ipiabas é o distrito mais próximo da sede do município. Turistas procuram Ipiabas para aproveitar o clima ameno e o contato com a natureza, além das diversas trilhas ecológicas, um dos mais belos atrativos naturais é a Cachoeira de Ipiabas, formada por duas quedas, uma com 3,5m altura e a outra com 5m.

Segundo o diretor de Turismo, Luiz Antônio Zappa, o roteiro mostra a força e vocação de Ipiabas. “Foi muito importante para nós, de Barra do Piraí, estar inserido neste contexto, não somente para os moradores e empresários de Ipiabas. Esse roteiro aponta para um caminho virtuoso para o setor de hotelaria e gastronomia; este segundo ponto que, após sermos inseridos como Polo Gastronômico, deu um novo olhar para esta localidade. Deixamos de ser uma ‘passagem’ para outras localidades, para sermos conhecidos por nossa vocação, que vai além das comidas e dos pontos turísticos que temos”, aponta.

Cenários como as fazendas do ciclo do café, além das trilhas – como as que levam à Pedra do Gavião ou Cachoeira da Floresta – e demais atividades, se envolvem com hotéis e pousadas, das mais diversas, em um roteiro de tirar o fôlego. No circuito de Ipiabas, são oferecidos aos visitantes atrativos para três dias.

Para obter mais informações a respeito do guia de turismo rural, o visitante pode baixar o arquivo completo, que está em português e inglês, na página do projeto www.turismoruralrj.com.br.

error: Conteúdo protegido !