SUL FLUMINENSE
Desde novembro do ano passado Gustavo Tutuca está à frente da Secretaria de Estado de Turismo. Em live realizada pelo A VOZ DA CIDADE, hoje, 10, o secretário, que é de Piraí e foi reeleito para seu terceiro mandato de deputado estadual consecutivo, falou sobre o que está sendo realizado para tornar o Sul do Estado mais forte no turismo. Segundo ele, a pandemia de Covid-19, trouxe o chamado turismo de proximidade, o que tem feito com que o interior do Estado esteja um lugar de destaque na ocupação hoteleira nacionalmente.
“Num segundo momento, pós-pandemia, entendemos que alguns destinos internacionais permanecerão fechados para o Brasil e teremos um público ávido pelo turismo no país. Com esse cenário pretendemos trabalhar para atrair o turista de proximidade para o Estado do Rio, temos desenvolvido um plano para promover o nosso estado com o foco no interior, pegando inicialmente turistas de São Paulo, Minas e Brasília, para depois expandir para outros estados e países limítrofes da América Latina”, explicou Tutuca.
Já foi elaborado um plano estratégico para os próximos dois anos. E a integração entre os municípios será fundamental para chegar aos objetivos. Segundo Tutuca, já foi realizado um fórum estadual com a presença de 87 dos 92 gestores de turismo municipais, com apresentação do planejamento. Agora, a intenção da secretaria é estar mais próxima das cidades, através das 12 regiões turísticas estabelecidas no estado, sendo que três delas estão no Sul Fluminense: Costa Verde, Agulhas Negras e Vale do Café. Nesses locais acontecerão fóruns para os municípios do entorno. O primeiro a ser realizado será em Vassouras, no Vale do Café, provavelmente no dia 7 de abril. “O Rio de Janeiro já é conhecido internacionalmente, temos que trabalhar para fazer o interior agora conhecido. Temos já lugares com turismo consolidado, outros que podem criar novos roteiros. Cada região tem sua característica e temos que ouvir para integrar”, explicou o secretário de Estado de Turismo.
Para isso, é necessário criar circuitos turísticos, casando vocações entre cidades da região. O secretário questionou por que não pode ser feito um roteiro do turista de Angra dos Reis ir conhecer Penedo. Esses roteiros estão sendo traçados pela secretaria. E claro que os eventos realizados são os principais indutores do turismo de modo geral. Tutuca esclareceu que o governador em exercício Claudio Castro transferiu para a secretaria a subsecretaria de Eventos que estava na Casa Civil e estão trabalhando para organizar o calendário de eventos que será divulgado no segundo semestre. Ele pegará atrações de outubro deste ano até o final de 2022.
TURISMO AO AR LIVRE
Esse turismo de proximidade alavancado em cidades da região foi motivado pelo fato das pessoas procurarem destinos próximos onde possam chegar em pouco tempo e estar ao ar livre como forma de prevenção a Covid-19. “Estamos desenvolvendo um aplicativo do cicloturismo que será gratuito e terá mapeado todos os pontos turísticos da região e do estado, com identificação de rotas, onde comer, se hospedar. Ele será lançado em breve”, contou Gustavo Tutuca.
PROJETO DE LEI
Como deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Tutuca apresentou um projeto de lei, que ainda tramita na Casa Legislativa, propondo o ICMS turístico. “Assim como existe o ICMS Verde para município que cumpre obrigações ambientais, propomos que as cidades possam receber um pouco mais do imposto se fizessem o dever de casa para fortalecer o turismo, com infraestrutura, sinalização, organizando o municípios”, destacou, frisando que isso faz com que as regiões tenham um turismo de excelência para o visitante retornar.
TURISMO NA PANDEMIA
Diante da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Turismo lançou o site www.turismoconscienterj.com.br/, com os dez mandamentos para o turismo seguro, informando quais cidades e locais estão cumprindo as regras de segurança.