>
a voz da cidade

Inteligência Artificial será usada em Volta Redonda no apoio de diagnóstico em saúde

Serviço da prefeitura será realizado, através de startup, criada para desenvolver soluções de IA para auxiliar médicos

Por Tânia Cruz
inteligência artificial será usada em volta redonda no apoio de diagnóstico em saúde geraldo gonçalves secom
728x90 parque

VOLTA REDONDA
O prefeito Antonio Francisco Neto se reuniu na manhã dessa segunda-feira, 13, com representantes da Saúde do município para conhecerem uma ferramenta que irá inovar, através do uso de Inteligência Artificial (IA), o diagnóstico em saúde da cidade. O serviço será realizado através da Startup HarpiaAI, criada para desenvolver soluções de IA para auxiliar médicos a tomarem decisões de maneira mais cuidadosa e assertiva.
Com a contratação do serviço, os laudos dos exames de Raio-X, por exemplo, continuarão sendo avaliados e assinados pelos médicos da rede pública de saúde. No entanto, a IA vai auxiliar na identificação de possíveis lesões difíceis de serem vistas pelo profissional, reduzindo o tempo de diagnóstico da doença, aumentando a chance de tratamento e cura e promovendo uma economia de recursos financeiros.
O prefeito Antonio Francisco Neto ressalta que a contratação do serviço faz parte dos investimentos da administração municipal para tornar a saúde uma referência nacional. “Esta nova ferramenta vai nos ajudar a antecipar os laudos de doenças, com um custo reduzido, possibilitando assim que possamos salvar mais vidas. Além disso, vai reduzir a exposição dos pacientes a radiações, uma vez que irá evitar, em muitos casos, a realização de tomografias. É uma alternativa pioneira que vamos implementar em Volta Redonda para melhorar, ainda mais, a vida da população”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, destaca que o serviço representa um grande avanço para a saúde pública. “A IA pode contribuir para detecção de doenças, com mais rapidez e precisão, o que pode ajudar profissionais de saúde a tomarem decisões oportunas e eficazes em relação ao tratamento. Os laudos, mesmo após a indicação da IA, são avaliados e fechados pelo profissional. A inteligência artificial será um instrumento tecnológico para subsidiar e apoiar a capacidade de diagnóstico dos profissionais que já atuam nas unidades”, explicou a secretária.
TECNOLOGIA JÁ UTILIZADA NO EXTERIOR


inteligência artificial será usada em volta redonda no apoio de diagnóstico em saúde geraldo gonçalves secom1

A ferramenta não substitui o médico, mas já consegue trazer ponderações de forma ágil – Geraldo Gonçalves/Secom

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré, explica que essa tecnologia está sendo utilizada há muito tempo no exterior. “Essa startup é a primeira no país que está utilizando a tecnologia. E nós vimos que a redução de custo vai ser muito grande, além da previsibilidade. A tecnologia está aí. Se você não entra agora nela, a hora que você entrar será como se você estivesse entrando em uma estrada que está todo mundo andando a 300 km por hora, e você está a 50 km/h. Como a Saúde é uma prioridade do prefeito, trouxemos essa opção”, destacou Sodré.
O fundador e diretor-executivo da Startup HarpiaAI, Daniel Aparecido Vital, explica que o objetivo é obter melhor precisão e agilidade no diagnóstico de exames de imagem, através de uma ferramenta que não substitui o médico, mas já consegue trazer ponderações de forma ágil, que vão facilitar para ele fazer uma conclusão de forma mais diferenciada e direcionada para um diagnóstico preciso, e, com isso, aumentando a chance de recuperação do paciente. “Em termos econômicos, o município faz uma economia direcionada ao tratamento precoce, fazendo o tratamento das doenças em fase inicial, e com a otimização dos recursos direcionados àqueles pacientes que realmente precisam, porque a ferramenta tem essa capacidade de separar os pacientes que têm algum tipo de lesão dos que são saudáveis, direcionando os recursos justamente para aqueles que mais necessitam”, concluiu o diretor.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos