VOLTA REDONDA
Instrutores do Programa de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda, participaram, nesta semana, de uma capacitação realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em sua sede no bairro Aterrado.
De acordo com o coordenador do programa, Rafael Malachine, a parceria com o Sebrae fortalece a estratégia da administração municipal de capacitar os profissionais da assistência social do município. “O conhecimento adquirido através dessas palestras e capacitações reflete no trabalho deles, no final todos ganham. Tanto os profissionais que ficam cada vez mais capacitados, como os usuários que recebem instruções de qualidade”, afirmou o coordenador.
A capacitação teve como foco a inteligência emocional, com o objetivo de despertar motivação e resiliência. A consultora do Sebrae, Renata Alarcão, explicou que uma das oficinas abordou os pilares da inteligência emocional, ensinando como as pessoas podem lidar com suas emoções e sentimentos. “Lidar com pessoas nem sempre é fácil. As pessoas trazem comportamento e vivências diferentes. Uma das nossas oficinas foi para ensinar os pilares da inteligência emocional, mostrar como surgem a emoção e os sentimentos e como as pessoas podem fazer para transformar essas sensações. A fim de despertar nos outros o que elas têm de melhor e, com isso, transformar a nossa cidade através do trabalho delas”, destacou Renata.
Hugo Dias, analista do Sebrae no Médio Paraíba, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Essa parceria já é um sucesso. É muito importante capacitar as pessoas, principalmente nessas habilidades emocionais, uma vez que a parte técnica a maioria já tem. A parte emocional sempre fica no segundo plano e estamos aproveitando esse momento para abordar esse tema sobre resiliência e motivação”, comentou o analista.
A instrutora de manicure e cabeleireira, Deiva dos Santos de Aragão, destacou a relevância do curso para o seu desenvolvimento profissional. “O curso foi maravilhoso. Essa parceria com o Sebrae nos possibilita a aprender sempre, estou estimulada para iniciar nossa jornada este ano”, afirmou Deiva.
A capacitação é parte do esforço contínuo da administração municipal para promover o crescimento profissional dos instrutores e garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população de Volta Redonda.