PORTO REAL
Com o intuito de levar consciência ambiental e cuidado com os animais, além de melhorias na qualidade de vida das pessoas nasce, em 2003, o projeto Instituto Jovens com propósitos. Recentemente, após uma gincana ecológica, os participantes puderam ir até Ubatuba-SP onde conheceram o Projeto Tamar. Todo esse trabalho pode ser conferido no perfil @instituto.jovenscompropositos.
De acordo com o um dos fundadores do instituto, Ruan Pablo da Silva Almeida, a intenção da iniciativa é fazer trabalhos ambientais. “Sou protetor de animais e sempre atuei na causa. Trabalhávamos com cães e gatos em situação de risco e abandonados. Hoje temos uma boa estrutura para os nossos quase 100 animais do instituto e resolvemos ampliar nosso trabalho para que pudéssemos ajudar mais animais e desenvolver novas ações educativas ambientais. Começamos a entrar nas escolas através da gincana ecológica que contou com a participação de quatro escolas do município de Porto Real, Ciep, Cruz e Souza, Marina Graciani e Maria Hortência”.
De acordo com ele através da gincana foram arrecadados mais de 129kg de lacres de alumínio, que serão usados em artesanato para fazer renda; 207 kg de tampas plásticas, revertemos o valor da venda para comprar ração e mais de 1100 litros de óleo de cozinha usado, que custeou um brinde dado às escolas que participaram da ação. “Conseguimos custear transporte, entrada no projeto e alimentação. Fomos conhecer o Tamar em Ubatuba. Eles trabalham com a reestruturação de fauna e flora marinha e em especial com tartarugas marinhas. Vale lembrar que um litro de óleo descartado de maneira irregular pode contaminar até 25mil litros de água. Nosso intuito é levar essa gincana ecologia para todas as escolas do médio vale Paraíba, ensinando o respeito a todas as formas de vida”, cita.
Atualmente, o instituto consegue ofertar de maneira gratuita também, aulas de futebol, treino funcional, aula de dança, pintura e atividade para a terceira idade. “É através de todo esse trabalho conseguimos levar consciência ambiental e cuidado para com nossos animais e melhorando a qualidade de vida das pessoas que participam conosco de alguma dessas atividades”, conclui.