VOLTA REDONDA
Em 2023, o Instituto Dagaz foi contemplado com o Prêmio Pontos de Memória Edição Helena Quadros. A premiação reconhece iniciativas que visam o compromisso com a museologia social e os processos museais comunitários pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). E entre as 100 práticas selecionadas, que contribuem significativamente para a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial desses grupos, povos e comunidades, está o projeto de Volta Redonda.
A premiação ao Dagaz, em Volta Redonda, é pela manutenção do Museu Social Quilombos do Rio de Janeiro, localizado na Fazenda Santana do Turvo, na Estrada Amparo/Quatis 2.5km depois do distrito de Amparo, em Barra Mansa. A coordenadora do Dagaz em Volta Redonda, Marcia Teodoro Fernandes, informou ao A VOZ DA CIDADE que o espaço é dedicado à preservação e celebração da rica herança cultural das comunidades quilombolas do Estado do Rio de Janeiro.
Marcia lembrou ainda, que o Museu Social Quilombos do Rio de Janeiro é o lar de todos os acervos do livro ‘A Cozinha dos Quilombos: Sabores, Memórias e Territórios’. A entrada é gratuita. Disse também que, neste ano, foram realizadas visitas guiadas como parte das ações contempladas no edital e agora em parceira com a Prefeitura de Volta Redonda.