VOLTA REDONDA
Três instituições de Volta Redonda que desenvolvem trabalho voltado para pessoas com deficiência receberam hoje, 13, a visita do deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC). Ele, que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, esteve na Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais (Apadem), na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos (Apadefi) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O vereador de Volta Redonda, Edson Quinto, e a vereadora de Barra Mansa, Luciana Alves, acompanharam as agendas.
Na Apadem, a presidente Márcia das Candeias contou um pouco da história da entidade, que surgiu há 22 anos. Márcia, mãe de um homem autista de 32 anos. No local são oferecidos projetos para 100 assistidos e é mantido por meio de recursos próprios e de colaboradores. A equipe é toda voluntária, incluindo psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. A instituição fica no bairro Voldac.
Na Apadefi, localizada no bairro Retiro, o deputado foi recebido pelo presidente Rodolfo Levenhagen, que trabalha com projetos sociais há 24 anos. A entidade atende cerca de 300 deficientes físicos, desde crianças a idosos e dispõe de um amplo espaço para realização de atendimentos e atividades diversas.
De acordo com o presidente, a entidade conta com apoio da prefeitura e com recursos federais. Sobre o repasse do Governo do Estado, por meio da Fundação Infância e Adolescente (FIA), Rodolfo se queixou dos atrasos. O deputado disse que agendará uma reunião no órgão na próxima semana para falar sobre o assunto. “Vamos solicitar que os recursos sejam repassados na data prevista, pois muitas entidades contam com essa verba para continuar em funcionamento. Essas instituições servem como um braço do Poder Público, já que prestam um serviço de qualidade que deveria ser feito pelo governo. Certamente, em parceria as coisas acontecem mais rapidamente, beneficiando em primeiro lugar as pessoas que mais precisam”, destacou.
Outra solicitação que o deputado levará ao Estado é a renovação do convênio que vence este mês, de acordo com o presidente da Apae, Dinaldo Oliveira. Na instituição do bairro Sessenta, Marcelo Cabeleireiro conheceu as instalações e conversou ainda com o gerente Fábio Marzo e o coordenador administrativo João Fernando Sobrinho. A Apae tem 260 assistidos e oferece diversas atividades como taekwondo e jiu-jitsu, por meio da ajuda de voluntários. O apoio dado pela prefeitura é com pagamento dos professores.
“Fico muito feliz em ver o quanto essas pessoas trabalham com amor. Sabemos que não é fácil, mas todas as três entidades contam com equipes muito empenhadas que estão fazendo um excelente trabalho. Por meio da Comissão da Alerj, vou levar ao governador Cláudio Castro a questão da FIA para que possamos melhorar ainda mais os atendimentos”, concluiu Marcelo.