INSS retoma atendimento presencial agendado no Sul Fluminense; agências não abrem por ponto facultativo na segunda-feira, dia 23

0

SUL FLUMINENSE

As Agências de Previdência Social (APS) do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) retomaram o atendimento presencial com agendamento prévio nas APS de Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Barra Mansa, Miguel Pereira, Piraí e Resende. A orientação do INSS é que o usuário agende seu serviço pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss, aplicativo específico ou ligando para o telefone 135.

Os municípios citados aparecem marcados em verde escuro, como ‘situação apta a abrir’ indicada no Portal Covid do INSS (covid.inss.gov.br), criado pelo governo federal para que os usuários acompanhem pela internet o status dos atendimentos das APS em todo o país. Já o serviço de perícia médica presencial, com indicação verde claro, segue indefinido na região. “O INSS esclarece que as agências Angra dos Reis, Barra Mansa, Volta Redonda, Itatiaia, Miguel Pereira, Paraty e Piraí estão abertas somente para o atendimento do serviço de cumprimento de exigência.Vale destacar que esse serviço, oferecido presencialmente, deve ser agendado com antecedência pelo Meu INSS ou telefone 135. Não haverá atendimento sem agendamento prévio.O cidadão pode ainda requerer mais de 90 serviços oferecidos pelo Meu INSS (site ou aplicativo), sem sair de casa”, disse o INSS ao A VOZ DA CIDADE.

Sobre o serviço de perícia médica o INSS esclarece que a abertura das agências está sendo realizada de forma gradual e segura, nesse primeiro momento serão ofertados quatro serviços: cumprimento de exigência, reabilitação profissional, avaliação social e justificação administrativa. Os segurados só serão atendidos mediante o agendamento realizado através do aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

O INSS iniciou no dia 16 os testes com as Perícias Médicas com Uso da Telemedicina – Divulgação

USO DA TELEMEDICINA

Nesta semana o INSS iniciou os atendimentos da experiência piloto de realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (PMUT) que segue até o dia 31 de janeiro de 2021. O protocolo da experiência piloto foi aperfeiçoado para dar segurança ao ato pericial dos peritos médicos federais, que ficam autorizados a realizar os procedimentos relacionados às perícias médicas usando telemedicina, durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19, dando cumprimento à decisão do TCU. O INSS disponibilizou às empresas, por meio eletrônico, o Termo de Adesão de Participação.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS realizaram reuniões com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho para aperfeiçoar o protocolo e dar cumprimento à decisão do Tribunal. As entidades também trabalharam no roteiro de procedimentos a ser observado na operacionalização da PMUT, bem como o modelo de relatório médico para encaminhamento do trabalhador que será a ela submetido, a ser elaborado pelo médico do trabalho.

AGÊNCIAS NÃO ABREM NA SEGUNDA-FEIRA

Para manter os atendimentos já agendados e evitar transtornos para os beneficiários com remarcações, o INSS adiou o ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor celebrado em outubro, para o dia 23 de novembro, a próxima segunda-feira. A medida consta da Portaria 364, publicada em sessão extra do Diário Oficial da União (DOU), do dia 28 de outubro.

O INSS informa que os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo Meu INSS, também disponível como aplicativo para celular, ou, ainda, por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.