Inscrições prorrogadas para Edital de contratação de artistas

0

BARRA MANSA

A Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM) prorrogou as inscrições para o Edital de Contratação de Artistas até o dia 22 de outubro. Com isso, os interessados tem um prazo maior para cadastrar as propostas. Somente pessoas jurídicas poderão participar. As inscrições são gratuitas.

Os interessados em participar do Edital de Cadastro de Artistas de Barra Mansa devem entregar envelopes com a documentação exigida no setor de protocolo da Fundação Cultura Barra Mansa, situado no Palácio Barão de Guapy, Praça da Bandeira, s/n, Barra Mansa/RJ, de 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Os artistas interessados devem ter atenção para as vagas pretendidas e realizar sua inscrição dentro da data limite para o sorteio de cada atividade.

Serão contempladas as áreas de dança, teatro, artes visuais e música. Com a leitura atenta do edital e seus anexos, os interessados se informam sobre as condições de participação, prazos de execução, modalidades e valores. O edital completo pode ser retirado na sede da Fundação Cultura Barra Mansa e nos seus canais de comunicação digital.

ATENÇÃO AOS PRAZOS

O processo foi divido em três etapas, com sorteio a cada três meses. O objetivo é compor a programação de alguns dos eventos do calendário cultural da cidade por meio das contratações realizadas a partir desse edital.

O primeiro prazo de inscrições é dia 22 de abril, período em que estarão abertas as inscrições para teatro e artes visuais, cujo sorteio será dia 29 de abril na sede da FCBM para compor programação entre maio e julho. Serão selecionadas duas propostas de cada setor.

Até dia 22 de julho estarão abertas as inscrições para apresentações musicais e exposições de artes visuais que comporão a programação das unidades culturais entre agosto e outubro. O último prazo para inscrições será dia 22 de outubro para música, dança, teatro e artes visuais de propostas que estarão na programação entre novembro e dezembro desse ano.

Programa de Ocupação Artística

De acordo com o presidente da FCBM, Marcelo Bravo, o prazo de inscrição dos artistas de Barra Mansa foi adaptado em função de dúvidas relacionadas à dinâmica que engloba o edital. “Na administração pública a forma de contratar artistas e apresentações ainda não entendem os arranjos da cadeia produtiva da economia criativa. Assim achamos por bem flexibilizar as inscrições ao longo do ano dando um prazo maior para que os artistas se organizem. Essa é a primeira vez que as unidades culturais são ocupadas por meio de editais. Inauguramos uma nova fase para as ocupações artísticas no município”, destaca Bravo.

O prefeito Rodrigo Drable regulamentou o Programa de Ocupação Artística dos Equipamentos Públicos de Cultura da cidade por meio do decreto municipal 8.953 de setembro de 2017. Uma demanda apresentada pela sociedade civil nos últimos dez anos, desde o início da elaboração do Sistema Municipal de Cultura, culminando na Lei 4.602 publicada em janeiro de 2017.

As políticas culturais de Barra Mansa se tornaram uma referência em todo Estado fluminense. Um dos exemplos mais diretos é a influência que o decreto de Barra Mansa teve na elaboração do Programa de Ocupação Cultural do RJ para destinar às atividades culturais os imóveis do Estado que estão ociosos.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !