ESTADO DO RIO
A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro prorrogou até 28 de fevereiro o prazo de inscrições para a edição 2026 do Selo Empresa Amiga da Mulher. A iniciativa reconhece empresas públicas e privadas que adotam políticas efetivas de promoção da equidade de gênero, prevenção da violência e do assédio, além da valorização e proteção dos direitos das mulheres no ambiente de trabalho.
Criado pela Lei nº 9.173, o Selo é realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e tem consolidado o Rio de Janeiro como referência nacional em políticas públicas voltadas à construção de ambientes corporativos mais justos, seguros e inclusivos. O avanço da iniciativa é expressivo: na primeira edição (2023/2024), 32 empresas foram reconhecidas; já na segunda (2024/2025), o número dobrou, chegando a 64 organizações certificadas.
As organizações inscritas podem concorrer às categorias Bronze, Prata ou Ouro, de acordo com o percentual de critérios atendidos, que incluem ações de respeito à integridade física e emocional das colaboradoras, políticas inclusivas e iniciativas educativas sobre os direitos das mulheres.
As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Mulher – https://www.rj.gov.br/secmulher/selo-empresa-amiga