Inscrições para o novo edital do Programa de Água e Floresta são prorrogadas

Por Carol Macedo
serra domar

SUL FLUMINENSE

O Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) prorrogou as inscrições para o novo edital. Produtores rurais das áreas da Região Hidrográfica II do Rio Guandu, área de atuação do programa, como os municípios fluminenses de Rio Claro, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Vassouras, podem se inscrever pelo link agevap.org.br/edital-001-2025 até o dia 20 de junho.

Por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o programa oferece incentivos financeiros para práticas de conservação de florestas, recuperação de áreas degradadas e conversão das produções das propriedades para sistemas como agroflorestas e silvipastoris, que proporcionam a restauração e equilíbrio dos ecossistemas locais.

De acordo com Gabriela Teixeira, gestora do programa pela AGEVAP, a ampliação do prazo para inscrições do edital do PAF,  iniciativa do Comitê Guandu, realizada pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), busca garantir a participação efetiva de todos os interessados, fortalecendo o compromisso do PAF em democratizar o acesso aos benefícios oferecidos.

“A decisão veio após a grande procura por informações sobre o programa em todas as cidades contempladas nesta nova fase. Muitos produtores demonstraram interesse e já estão em contato com a equipe do programa, mas ainda precisam de tempo para reunir documentos, finalizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e concluir suas inscrições”, destacou Gabriela Teixeira.

Além do apoio financeiro, os participantes recebem suporte técnico completo, desde a inscrição até a implementação das ações previstas. A equipe do PAF oferece insumos, mão de obra e equipamentos para realizar as práticas. O objetivo é fortalecer o meio rural, valorizar o papel dos produtores e conservar os recursos naturais essenciais, como o solo, a água e a biodiversidade.

Confira as novas datas do cronograma:

15/03 a 20/06: Recebimento de propostas;
21/06 a 06/07: Seleção e Hierarquização das propostas;
07/07: Publicação do resultado final do edital;
08/07 a 22/07: Prazo para interposição de recursos ao resultado final;
23/07: Publicação do resultado final do edital após análise dos recursos;
24/07 a 16/09: Formulação e assinatura dos Ajustes de PSA.

Para mais informações sobre o edital e como participar, os interessados podem entrar em contato com a equipe do programa pelo telefone (21) 97489-2934, acessar Instagram oficial do PAF @paf_aguaefloresta ou conferir o edital pelo link: https://www.agevap.org.br/edital-001-2025.

Sobre o PAF

O Produtores de Água e Floresta (PAF) é um programa de pagamento por serviços ambientais (PSA) criado para colaborar com a conservação e restauração florestal em áreas rurais, em especial nas bacias hidrográficas, para garantir a qualidade e quantidade de água, bem como a proteção do solo. Com incentivo do Comitê Guandu, realizada pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP),  seu objetivo principal é expandir a cobertura florestal, contribuindo para a produção natural de água e o

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos