Inscrições para o Cadastro Único começam na próxima semana

0

BARRA MANSA

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) realiza entre os dias 5e 9 de novembro, a primeira edição da Semana do Cadastro Único. O objetivo é cadastrar pessoas com renda familiar até três salários mínimos nos programas sociais do governo federal. A ação acontecerá na sede da secretaria, situada na Rua Oscar da Silva Marins, 252, Centro, de 8 às 15 horas.

As pessoas poderão se inscrever no CadÚnico, ferramenta que dá acesso a mais de 20 programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, Isenção de Concurso Público e Tarifa Social de Energia Elétrica, além do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para idosos e deficientes, e muitos outros.

Para se cadastrar, os interessados devem estar munidos do RG, CPF e título eleitoral, além dos documentos de todos os moradores da casa, originais e cópias.  São necessários também o comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, comprovante de renda (aposentadoria, pensão, pensão alimentícia, BPC/LOAS, seguro desemprego ou contracheque, declaração escolar (até 17 anos) e cartão de vacina (até sete anos).

A coordenadora do CadÚnico, Celina Porte, destaca que o atendimento será por ordem de chegada, mas que, com toda a documentação necessária em mãos, a conclusão do cadastro será rápida. “Cerca de 20 profissionais estarão à disposição para o atendimento ao morador. Nossa previsão é que 200 pessoas sejam cadastradas por dia, totalizando uma média de mil cadastros durante a semana”, completou, ressaltando que caso o morador tenha atendimento agendado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para data depois do evento, ele poderá antecipar o serviço para a Semana do Cadastro Único.

KIT DIGITAL

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil, também estará no local cadastrando e agendando a retirada do kit digital.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, o objetivo da iniciativa é garantir que todas as pessoas que têm direito recebam os benefícios socioassistenciais. “Nosso intuito é que eles se cadastrem, pois muitas pessoas por desinformação ou outro motivo não sabem que têm direito aos programas sociais do governo federal”, afirmou.