RESENDE
As inscrições para as aulas de “Danças Urbanas” promovida pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda terminam no próximo dia 31. As atividades foram interrompidas em 2020 devido a pandemia da Covid-19 e retornam em setembro. As inscrições podem ser realizadas até a próxima terça-feira, no período das 12h30min às 16h30min, na Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, que funciona no térreo da Casa da Cultura. As vagas são gratuitas e limitadas.
Ministrado pelo professor Cléverson Mariano, o curso de danças urbanas acontecerá às terças e quintas em três horários. Na parte da manhã, às 9 horas, para crianças de oito a 12 anos; à tarde, às 14 horas, para jovens de 13 a 18 anos e no horário noturno, a partir das 19 horas, aberto a todas as idades. Os alunos que interromperam as aulas por causa da pandemia terão prioridade para retomar o curso. Para novas inscrições é necessário levar uma foto 3×4, comprovante de residência e documento de identidade. No caso de menores de idade, os responsáveis devem autorizar as inscrições de seus filhos. A primeira aula acontecerá dia 9 de setembro.
Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a retomada do curso de danças urbanas atua como uma injeção de ânimo na população após um ano e meio de pandemia. Ele comentou sobre a realização da atividade com as devidas medidas de segurança. “Em um primeiro momento, retomamos o curso de danças urbanas, no qual os alunos fazem suas performances individuais, sem contato corporal um com o outro. Após estarmos em uma situação mais favorável, voltaremos também com o curso de dança de salão, cujo contato físico entre os participantes ainda impede o retorno neste momento”, frisa o presidente.
BREAK DANCE COMO MODALIDADE OLÍMPICA EM 2024
Além de ser uma atividade física com muitos benefícios à saúde, as aulas de danças urbanas também estão bem próximas de uma modalidade considerada olímpica a partir de 2024. O Break Dance foi anunciado como nova modalidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e promete conquistar novos praticantes com a novidade. Isso significa que a gestão municipal de Resende pode estar abrindo portas para futuros atletas olímpicos na modalidade, já que as aulas de danças urbanas passam noções importantes de movimentação corporal que podem contribuir com o aprendizado do Break Dance.