BARRA MANSA
Na última segunda-feira, 5, a empresa Fábrica de Grafitti, em parceria com Fundação de Cultura de Barra Mansa, e nove artistas selecionados, iniciaram a pintura em grafitti do muro da ArcelorMittal em Barra Mansa. O muro, que será considerado o maior muro de Grafitti do Brasil, ganhará 8,5 mil metros quadrados de arte.
De acordo com a diretora de Negócios da ArcelorMittal no Sul Fluminense Tatiana Nolasco, a unidade do município, tem uma grande importância para a empresa que está realizando todo o trabalho, dentro de um rígido padrão de segurança “Estamos ansiosos para ver o resultado dessa expressão de arte. A unidade Barra Mansa tem um papel estratégico importante para a ArcelorMittal e realizar esse muro só reforça o quanto ela é importante para nós. Essa nova vista dará uma nova cara para a unidade inaugurada em 1937. Estamos com uma equipe de apoio da empresa que está garantindo todas as condições necessárias para que o trabalho seja realizado dentro do nosso rígido padrão de segurança. É um esforço coletivo e tenho certeza que vai ser um sucesso”, comentou.
Para a missão ser concluída com sucesso, a Fábrica de Grafitti realizou um concurso em junho deste ano que, por meio de votação popular – foram mais de 170 mil votos – elegeu dois vencedores para compor o quadro de artistas. Os ganhadores foram Ju Angelino (@ju_angelino) e Junior Asnoum (@juniorasnoum), dos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente.
Os outros sete artistas selecionados, Agrade Camíz, Juliana Fervo, Dolores Esos, Rick Fire, Miguel Afa, Leandro Raios e Kajaman, passaram por uma curadoria específica e foram selecionados para grafitar o muro.
PROJETO FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL
O projeto é fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Fundação ArcelorMittal e tem o intuito de valorizar a arte e o trabalho de artistas nacionais. O programa já produziu, até então, os maiores murais de graffiti dos estados de Minas Gerais e Bahia, além de formar 200 novos artistas urbanos por meio de oficinas próprias.
FÁBRICA DE GRAFFITI
O Fábrica de Graffiti visa humanizar espaços industriais por meio da valorização da cultura do StreetArt e capacitar novos artistas. O intuito do projeto é ocupar espaços públicos acinzentados e levar mais arte e cor para o cotidiano das pessoas. O Fábrica de Graffit também trabalha na capacitação de jovens de escolas da rede pública, fortalecendo a cidadania e o acesso à arte e cultura. O propósito é desenvolver a habilidade artística de crianças e adolescentes e criar um nova geração de artistas urbanos.
O objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas nas cidades onde o projeto passa, e também valorizar o trabalho autoral dos artistas locais. O Fábrica de Graffiti realizou, até então, os maiores murais de graffiti de Minas Gerais e da Bahia, além de formar 200 novos artistas urbanos, deixando um legado permanente para as comunidades locais, para a cultura e arte nacional.