As obras de construção da quarta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar todos os bairros da região das Barras ao Polo Industrial do município, por meio da Via Dutra, seguem avançando. As equipes da empresa vencedora da licitação já iniciaram as etapas para a concretagem das lajes do tabuleiro da nova travessia. A previsão é de que a nova ponte seja concluída ainda este ano.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim, as equipes trabalham na armação e concretagem das lajes do tabuleiro que conta com uma área de 2.268m². “Os serviços estão na etapa de solidarização das lajes pré-fabricadas. A laje estrutural é um tabuleiro, elemento este de superestrutura que será construído de concreto, responsável pelo suporte de sustentação para facilitar a travessia e tráfego de veículos. Já foram realizados, aproximadamente 850m³ de concretagem, até o momento, em toda a obra desde sua fundação da ponte. Ainda faltam em torno de 280m³ a serem realizados para o término da obra”, explicou Landim. Ele contou que após esta etapa, será feita a armação e a concretagem dos guarda-rodas, também chamadas de barreiras new-jersey/defensa.
Thomas Elson informou que de acordo com o cronograma, também serão realizados a concretagem da cortina na margem do distrito de Bulhões, do guarda rodas, a realização do guarda-corpo em concreto armado, a instalação do sistema de iluminação e a pavimentação.
“A construção da quarta ponte é de extrema importância, pois vai criar um novo eixo de desenvolvimento, não apenas para Resende, mas para toda a região das Agulhas Negras. Localizada às margens de uma das principais rodovias do país, entre os eixos Rio-São Paulo, essa ponte vai proporcionar uma nova entrada e saída para os moradores de Resende, oferecendo uma opção de trajeto em ótimas condições, impulsionando o crescimento econômico e a qualidade de vida na região”, disse o prefeito Diogo Baleiro Diniz.
NOVA PONTE
A quarta ponte terá cerca de 150 metros de extensão e ligará a região das Barras ao distrito industrial de Resende, possibilitando rota alternativa sem necessidade da utilização da Rodovia Presidente Dutra.
A construção nova ponte foi viabilizada mediante um convênio assinado entre a Prefeitura de Resende e o Ministério da Integração Nacional, que havia aberto um edital para que os municípios pudessem concorrer à liberação de recursos para a construção de estruturas que promovem a integração local e regional.