Inea reúne 116 pessoas no I Encontro de Astroturismo de Visconde de Mauá

 Encontro aconteceu no Parque Estadual da Pedra Selada, na Serra da Mantiqueira

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 07 19 at 11.30.25
VISCONDE DE MAUÁ

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), reuniu, no último sábado, dia 19,  116 pessoas no I Encontro de Astroturismo da unidade de conservação localizada em Visconde de Mauá. Dentre os participantes, estavam turistas, alunos e moradores da região. Ao longo da programação, a organização ofereceu diversas sessões do Planetário, com projeções imersivas de imagens do universo, despertando a curiosidade e o fascínio pelo cosmos.Durante todo o dia, os participantes integraram palestras técnicas e educativas, uma trilha interpretativa e um curso de astrofotografia ministrado por astrônomos do Observatório do Valongo, da UFRJ. Na ocasião, foi possível observar manchas solares, assim como planetas, estrelas e constelações. O encontro aconteceu com apoio do Astrotrilhas, o Projeto ARES, o Astroturismo nos Parques Nacionais, o Night Sky, o IFRJ e a UFRJ

“O sucesso deste encontro demonstra o potencial da unidade de conservação não apenas para a proteção ambiental, mas também como um polo de educação ambiental e turismo sustentável, promovendo a conexão das pessoas com a natureza e o universo sob o céu privilegiado de Visconde de Mauá”, celebrou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Situado em meio à Serra da Mantiqueira, o PEPS oferece o cenário perfeito para observação de estrelas, cometas, planetas e galáxias, longe de poluição luminosa e imerso em uma grande área preservada de Mata Atlântica.

Um segmento emergente do turismo científico, o astroturismo pode ser associado tanto ao turismo cultural quanto ao ecoturismo. As atividades não se limitam apenas a observatórios e planetários, mas também podem acontecer em parques e reservas naturais, como é o caso do Parque Estadual da Pedra Selada e outras unidades de conservação estaduais.

Sobre o parque

Uma das maiores cadeias de montanhas do sudeste brasileiro com uma área de 8.036,62 hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abriga diversas espécies da fauna e flora nativas ameaçadas de extinção, além de áreas de interesse arqueológico, histórico, científico, paisagístico e cultural. A unidade de conservação tem como objetivo proteger e preservar populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas.

No local, há diversas atrações como um Hotel de Abelhas Solitárias, um jardim de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), uma exposição permanente de animais taxidermizados e a trilha do Bosque do Visconde, dentre outras. O parque realiza diversas atividades de educação ambiental e tem entrada gratuita de segunda a domingo, das 8h às 17h.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos