ANGRA DOS REIS
Com a chuva volumosa e sem dar trégua nas últimas horas, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) colocou o Rio Mambucaba em estado de atenção. O aviso foi dado na manhã desta quinta-feira, dia 15. Durante a noite, houve também queda de barreira na Rio-Santos (BR-101) na altura do Condomínio Mombaça, na entrada de Angra dos Reis, mas não houve feridos.
Segundo o Inea, a expectativa é que a chuva continue persistente nesta quinta-feira . “A população que mora perto do Rio Mambucaba deve ficar em alerta para um possível transbordamento”, informou o instituto.
De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva em 24 horas chegou a 140 milímetros na área continental de Angra e a 280 milímetros na Praia do Abraão, na Ilha Grande. Os números são acima do esperado para o mês de fevereiro. O porta-voz da Defesa Civil, Lauro Santana, afirmou que a chuva deu uma trégua e que o volume dos rios já caíam rapidamente nesta manhã.
Ainda segundo a Defesa Civil, houve quedas de árvores em algumas regiões da cidade e rolamento de blocos na Estrada do Contorno.
Por causa do deslizamento de terra, a Rio-Santos ficou interditada na altura do km 482, com o trânsito fluindo em meia pista. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local. A Defesa Civil não conseguiu desobstruir por falta de condições, principalmente pela pouca luminosidade. Na manhã desta quinta, as equipes voltariam com equipamentos para realizar o serviço.