>

Indústria recupera 42% dos empregos perdidos na pandemia

Por Idel Pinheiro

SUL FLUMINENSE

Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado através da plataforma Retratos Regionais, aponta que a indústria fluminense recuperou de julho a outubro o total de 42,3% dos postos de trabalho perdidos no auge da crise, ocorrida entre março e junho. Os meses citados foram os mais afetados pelas medidas de combate à pandemia de Covid-19 e as incertezas na economia.

A análise do setor industrial, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública, mostra que foram perdidas 36.010 vagas de março a junho e recuperadas 15.225 entre julho e outubro. A Firjan destaca o desempenho dos segmentos de produtos de metal e de produtos de borracha e de material plástico, que não só recuperaram os postos de trabalho perdidos como criaram outras vagas.

O comércio recuperou de julho a outubro 31% dos postos de trabalho perdidos. Já o setor de serviços ainda apresenta saldo negativo no acumulado desde julho (-5.142), período considerado pelo indicador de Retomada dos Empregos, da plataforma Retratos Regionais.

RITMO DE CONTRATAÇÕES

O estado do Rio acelerou o ritmo de contratações em outubro e apresentou saldo de 16.271 novos postos de trabalho com carteira assinada, quase o dobro do registrado em setembro (8.966) e mais que o triplo de agosto (5.152). O comércio foi o setor que mais abriu vagas (7.559), impulsionado pelo comércio varejista de vestuário e acessórios (1.056). A indústria abriu 4.813 postos de trabalho e, o setor de serviços, 3.875. Na agropecuária o saldo foi de 24 novas vagas em outubro.

No setor industrial, a indústria de transformação foi a que mais contratou em outubro (2.945), seguida pela construção civil (1.707) e pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública (307). A indústria extrativa teve saldo negativo (-146). Em linha com o desempenho do comércio, confecção de artigos do vestuário e acessórios (828) foi o segmento da indústria de transformação que mais contratou em outubro. Na sequência, aparecem manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (670), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (354), e produtos alimentícios (348). Entre as regiões do estado, o desempenho do setor industrial em outubro foi liderado pela Capital (2.412), seguida do Sul Fluminense (903), do Centro-Norte (468) e da região Serrana (413).

PLATAFORMA RETRATOS REGIONAIS

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos