Índice de confiança do industrial fluminense sobe em setembro

0

RIO DE JANEIRO

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) registrou nova alta em setembro e atingiu 56,9 pontos. O resultado aponta otimismo, explicado pelas expectativas para os próximos seis meses. Esse é o segundo resultado positivo desde abril, pois no quarto mês de 2020 a pesquisa apontou queda por conta da pandemia do coronavírus, com isso o índice se aproxima de setembro de 2019 (57,7 pontos).

A pesquisa, composta pelos indicadores de Condições atuais e Expectativas para os próximos seis meses, varia de 0 a 100 pontos. Os resultados acima de 50 representam melhora ou otimismo e, abaixo, piora ou pessimismo. De acordo com a Firjan, o movimento de alta reflete, em especial, a retomada das atividades econômicas e consequentemente a situação das empresas. Abaixo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense:

O indicador de Expectativas para os próximos seis meses cresceu 1,9 ponto na comparação com o mês de agosto e atingiu 60,5 pontos, ultrapassando a média histórica de 54,9 pontos. As expectativas relacionadas à economia brasileira e à empresa tiveram alta e registraram 59,2 e 64,1 pontos, respectivamente. Já a expectativa em relação ao estado teve queda de 0,7 ponto e se mantém no patamar pessimista (47,4 pontos).

O indicador de Condições atuais teve alta de 5,6 pontos, mas ainda se encontra no campo negativo (49,7 pontos). Os três itens analisados no indicador – Condições da Economia Brasileira, Condições do Estado e Condições da Empresa – apresentaram melhora, mas apenas “Condições da Empresa” ultrapassou os 50 pontos. Abaixo, o Icei-RJ e seus componentes:

O ICEI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial é um indicador antecedente utilizado para identificar mudanças de tendência na produção industrial. A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras da indústria.

O ICEI e a Sondagem são realizadas mensalmente desde setembro de 2010 pela Firjan em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100, valores acima de 50 pontos indicam aumento/otimismo. Para a análise foi usada uma margem de erro de um ponto. A coleta de dados ocorreu entre os dias 1º e 11 de setembro.

error: Conteúdo protegido !