Índice de Confiança do Empresário Industrial termina 2019 em alta

0

RIO DE JANEIRO

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ) fechou o último trimestre de 2019 em 63,5 pontos, representando melhora na comparação com o trimestre anterior (56,8 pontos). O indicador de opinião empresarial é composto pelas avaliações do momento atual e das expectativas para os próximos seis meses. O índice varia de 0 a 100 pontos, com os resultados acima de 50 indicando melhora ou otimismo, e abaixo registrando piora ou pessimismo na avaliação empresarial.

Conforme levantamento da Firjan, tantos os indicadores para as condições atuais quanto para os próximos meses apresentaram melhora relevante no último trimestre. O indicador de Condições Atuais registrou 56,2 pontos e o indicador de Expectativas para os próximos meses atingiu 67,1 pontos. Por fim, a expectativa de contratação de funcionários se mantém tímida diante da ainda elevada ociosidade na capacidade de produção.

As oscilações no ICEI-RJ ao longo de 2019 relevam que a manutenção da confiança dos empresários está atrelada à concretização das reformas estruturais. “Como o setor privado terá papel fundamental na retomada da economia, já que a capacidade de investimento do setor público está limitada pela situação fiscal, é essencial um ambiente de negócios mais eficiente”, destaca a analista de Estudos Econômicos da Firjan, Carolina Lopes Neder.

error: Conteúdo protegido !