QUATIS
As famílias que quiserem participar da seleção do Programa Nacional de Reformar Agrária (PNRA) precisam correr. As inscrições com o objetivo de selecionar 53 famílias para o Projeto de Assentamento Irmã Dorothy, no município, terminam na próxima sexta-feira, dia 29. As inscrições gratuitas devem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8 horas ao meio dia e da 14 às 18 horas, no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado d’Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
Criado em 25 de setembro de 2015, o Projeto de Assentamento Irmã Dorothy terá sua primeira seleção de famílias. O candidato interessado deverá possuir inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. No preenchimento do formulário, deverá indicar os titulares e os demais integrantes da unidade familiar candidata.
Até o último dia 22, a equipe de quatro servidores do Incra-RJ havia atendido 73 famílias, realizando 55 inscrições. Outras 18 famílias também foram atendidas e agendaram retorno para os próximos dias porque estavam com a documentação incompleta.
Segundo o servidor e presidente da Comissão de Seleção de Famílias para o Programa Nacional de Reforma Agrária da Superintendência do Incra no Rio de Janeiro, Neilor Carlos da Paixão, é importante os interessados não deixarem as inscrições para o último dia. “O horário da manhã é mais adequado, porque na falta de algum documento, a pessoa pode ir em casa buscar e resolve no mesmo dia”, alertou Neilor Carlos, acrescentando que a principal pendência é a ausência do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). “Quando se trata de casal, é necessário o extrato de ambos. Mesmo quem nunca teve vínculo previdenciário, precisa apresentar o documento”, explicou o presidente.
INSCRIÇÃO
Qualquer interessado de forma individual pode se candidatar. Não é permitida a inscrição condicional, fora do prazo, bem como realizada via postal, fax, requerimento administrativo ou correio eletrônico. Uma vez efetuada, não será possível a sua alteração. “ Esse é o primeiro de outros editais que irão democratizar a seleção das famílias beneficiarias nos assentamentos do Rio de Janeiro, com critérios técnicos, transparentes e dentro da legalidade”, declarou o superintendente regional do Incra-RJ Cassius Rodrigo.
Os documentos necessários, previstos no Edital nº 561/2021 do Incra são comprovante do CadÚnico; extrato CNIS; identidade; CPF; e certidão de nascimento/casamento. Nele também há os critérios de seleção, prazos e procedimentos dos interessados. O edital, publicado no dia 14 de agosto, está disponível no portal do Incra através do link https://bityli.com/z5e9Qr e também no mural de publicações da Prefeitura de Quatis.