ITATIAIA
O incêndio de grande proporção no Parque Nacional do Itatiaia já atingiu uma área de 160 hectares, o equivalente a 160 campos de futebol. Desde sexta-feira, dia 14, com 150 pessoas, combatem o incêndio que atinge a portaria, no Posto Marcão e nas proximidades do Morro do Couto, na parte alta da reserva. A operação envolve combatentes de diversas instituições, incluído a brigada do parque, da Parquetur, concessionária que administra reserva, Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Ibitipoca, 100 homens do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) de 15 unidades operacionais, três helicópteros, além de equipes de outras Unidades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama (Prevfogo), Fundação Florestal de São Paulo, Exército, Anjos da Montanha, Defesa Civil de Itamonte e voluntárias (os), apoio das prefeituras de Resende, Itamonte e Itatiaia.
Segundo a gestão do Parque Nacional do Itatiaia, o combate às chamas vem sendo feito de forma incessante, inclusive durante à madrugada. “Por volta das 14 horas de sexta-feira, dia 14, teve início um incêndio na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). O fogo começou nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da parte alta (Posto Marcão) e se alastrou rapidamente pela vegetação seca. As equipes contam desde sábado à tarde com o apoio de três helicópteros do Corpo de Bombeiros, Exército e Policia Militar de Minas Gerais. A área atingida até o momento foi de aproximadamente 160 hectares. Algumas frentes do incêndio já foram controladas, no entanto, demandam monitoramento constantes pela facilidade do fogo retornar nos períodos mais quentes do dia”, informou a gestão do bioma. “As causas do incêndio serão apuradas posteriormente aos trabalhos de combate e controle total do incêndio”, complementou.
Seguindo orientações do ICMBio, a gestão do Parque Nacional do Itatiaia e a direção da Concessionária Parquetur decidiram por manter fechada a visitação da parte alta da reserva até a próxima quarta-feira, dia 19. “O incêndio está sendo controlado pela equipe de bombeiros e brigadistas que neste momento trabalham no rescaldo e na limpeza da área atingida. A medida visa garantir a segurança e o bem-estar ao público, que a partir desta quinta-feira poderá acessar e aproveitar todas os atrativos do parque, sem restrições”, informa a Parquetur.
PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque do tipo do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, a unidade abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600m a 2.791m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como parte alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde há nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais. A parte baixa se caracteriza principalmente por sua vegetação exuberante e generosos.