ITATIAIA
Nesta quinta-feira, dia 20, uma nova análise divulgada pela gestão do Parque Nacional de Itatiaia (PNI) revelou que a área atingida pelo incêndio no parque é referente a de 300 hectares, e não 200, conforme havia sido dito no dia anterior, o que equivale a 300 campos de futebol. O incêndio no local teve início na última sexta-feira, dia 14, e, mesmo estando controlado, segundo o Corpo de Bombeiros, o Parque permanecerá fechado até domingo, dia 23 e só será reaberto após uma avaliação. Vinte e cinco homens permanecem na reserva, nesta quinta-feira, para evitar e monitorar novos focos de incêndio.
Um procedimento interno administrativo foi aberto para apurar as causas e a origem do incêndio com o isolamento da área onde a ocorrência teve início. Conforme informou a gestão do parque, serão avaliados vídeos das câmeras de monitoramento da região e mapeamento da área com o uso de drone com câmera de infravermelho. Para reforçar a apuração da causa do incêndio, o Ministério Público Federal (MPF) informou que já recebeu diversas representações e está investigando tanto na esfera criminal como na área cível
O gestor do Parque, Felipe Mendonça afalou sobre as perdas na reserva em razão ao incêndio.
“As perdas são difíceis de se dimensionar porque, além da perda da biodiversidade com espécies raras e endêmicas, que muitas desconhecemos, há impactos cumulativos e de longo prazo que ainda não conseguimos prever. Há o impacto à paisagem e à visitação, com a degradação de trilhas e áreas de escalada. A destruição e fragmentação de habitats com impacto direto à fauna e à flora”, explicou.