Incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia foi controlado

0

SUL FLUMINENSE

No final da tarde de ontem, a Defesa Civil informou que o incêndio que atingia o Parque Estadual da Serra da Concórdia (PESC), em Valença, havia sido controlado. As chamas tiveram início no último sábado, dia 16, atingindo uma região de mata virgem. Os últimos focos estavam já próximos ao distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, na RJ 137, que liga o município à Conservatória.

Bombeiros de todo o Estado e Guarda-Parques do Instituto Estadual do Ambiente trabalham no combate a incêndios desde o fim de semana

Diversos incêndios nas matas do estado foram registrados pelas equipes dos Bombeiros e de Guarda-Parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) durante o fim de semana. Além da ação do homem, que muitas vezes provoca o fogo, a estiagem e a alta temperatura colaboram para a situação. Com a ocorrência de ventos e a irregularidade dos terrenos, o trabalho de combate é bastante prejudicado.

A equipe do jornal A VOZ DA CIDADE entrou em contato o Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua assessoria, que informou que para combater as chamas, consideradas de difícil acesso  16 bombeiros, quatro agentes do Grupo de Socorro Florestal do Meio Ambiente (Gespama), dois helicópteros, e dez guardas do parque, estiveram trabalhando desde sábado. “É maior incêndio dos últimos quatro anos”, garantiu a assessoria.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia foi criado através do Decreto Estadual 32.577, de 30 de dezembro de 2002, com 804,41 hectares de área, situando-se entre os municípios. Segundo os bombeiros, o local devastado já equivale a 500 campos de futebol.

REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE

Também até o fechamento desta edição, as equipes dos bombeiros permaneciam em ação tentando apagar o fogo na área do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba, em Ipiabas, Barra do Piraí, local bem próximo ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, na região do Médio Paraíba. A unidade de conservação foi atingida por um incêndio de grandes proporções também no sábado e combatido com o auxílio de uma aeronave.

OUTROS LOCAIS

O Parque Estadual Cunhambebe, em Rio Claro, também foi atingido pelo fogo no final de semana, já controlado, na área da Serra do Piloto.

No Parque Estadual da Ilha Grande houve um incêndio nas proximidades da Vila do Abraão, no sábado. O fogo foi controlado.

A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, em Paraty, onde só é possível ter acesso por barco, também foi atingida pelo fogo no sábado.

O trabalho dos guarda-parques é incansável e já ultrapassa 72 horas de combate e ações preventivas. Além do vento, a declividade dos terrenos também atrapalha o combate. Ainda não há a totalidade das

Deixe um Comentário