RESENDE
A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realiza, entre os dias 21 e 23, o Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), no distrito de Engenheiro Passos. A atividade é organizada pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (Copren/RES) e tem como objetivo aprimorar a integração entre os órgãos de segurança e resposta a emergências.
De acordo com o capitão de Mar e Guerra (RM1), Jair dos Santos Oliveira, assessor do Departamento de Coordenação de Assuntos Nucleares (DCANuc), o exercício possui formato diferenciado. “No exercício de mesa, testamos novos procedimentos que, em campo, nem sempre são possíveis. É uma oportunidade de identificar melhorias e atualizar manuais de operação e segurança”, destacou Oliveira
O representante da INB no Copren/RES, Denis Diniz, ressaltou a importância do treinamento para manter o alinhamento entre a fábrica e as instituições parceiras. “O exercício avalia o Plano de Emergência Local (PEL) e a atuação conjunta dos órgãos de apoio externo, garantindo respostas rápidas e coordenadas em eventuais emergências”, afirmou.
Diniz reforçou que as instalações da INB seguem normas rigorosas de segurança nuclear e radiológica, com o objetivo de preservar tanto os trabalhadores quanto o meio ambiente. “Devemos estar sempre preparados para qualquer eventualidade. Essas simulações são essenciais para aprimorar constantemente os procedimentos de segurança”, concluiu.
O Copren/RES é composto por diversos órgãos, entre eles o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Comando da Marinha, Comando do Exército, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O colegiado integra o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), responsável por coordenar ações de prevenção e resposta a situações emergenciais relacionadas às atividades nucleares do país.