Inaugurações e atividades culturais e esportivas marcam aniversário

0

Os 64 anos da cidade foram marcados por inaugurações e atividades culturais e esportivas. A grande novidade da festa apresentada pelo prefeito Samuca Silva (Podemos) foi a cápsula do tempo, lacrada e enterrada na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado, e que guardará por 20 anos lembranças deste 17 de julho. Durante a cerimônia, houve apresentação de crianças do Coral da Fundação Beatriz Gama (FBG) e uma roda de rima com três jovens da cidade. Durante o evento, artistas plásticos da cidade pintaram quatro telas em homenagem aos 64 anos do município.

Cerimônia cívica na Praça Sávio Gama abriu as comemorações de aniversário – Foto: Divulgação

As celebrações tiveram início na Praça Sávio Gama, com uma cerimônia cívica. Em seguida, personalidades e destaques de Volta Redonda em várias áreas foram homenageadas como a estudante Eduarda Souza, vencedora do concurso de redação em homenagem aos 50 anos da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); e Márcia Torrento de Souza e Geraldo Magela, primeiros alunos da Escola Especial de Volta Redonda.

Lembrada na área de esporte foi é a professora aposentada Rejane Maria Campos. Aluna do Colégio Nossa Senhora do Rosário, ela foi convocada pela Seleção Brasileira de Vôlei em 1974, 75 e 79. Na cultura, o homenageado foi Bernardo Luiz, o Mestre Bernardo. O presidente do Grupo de Ex-Combates de Volta Redonda, tenente Francisco Luiz, também recebeu o troféu dos 64 anos da cidade, além da primeira feirante da cidade, com cadastro feito em 1974, Adélia Ribeiro.

A professora Terezinha Cassagrande foi a homenageada no quesito Educação. O estudante Adriel Arruda de Souza Barros, ex-aluno do Colégio Getúlio Vargas, foi o destaque das escolas públicas da cidade por sua disciplina, pontualidade e por ter vencido, por várias vezes, a Olimpíada  de Matemática.

Após as homenagens, o Coral da FBG se apresentou. Em seguida, foi a vez dos jovens do Hip-Hop mostrarem seus talentos em uma roda de rima que teve como tema Volta Redonda. Os pastores Reinado Dias e o Washington Uchôa fecharam a cerimônia.

BOLO DE ANIVERSÁRIO

Após todas as homenagens e apresentações, o público ganhou bolo feito pela Fundação Beatriz Gama. Antes da entrega, houve o tradicional “parabéns”. Para finalizar os festejos, o prefeito Samuca Silva destacou os avanços e perspectivas de seu governo e prometeu continuar trabalhando para uma “Volta Redonda melhor a cada dia”.

Além do prefeito, participaram da solenidade o vice-prefeito Maycon Abrantes, o vereador Fernando Martins, que representou o Legislativo Municipal no evento, além de secretários municipais, entre outros.

ATIVIDADES CULTURAIS E RECREATIVAS

Na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, uma série de atividades culturais aconteceu entre elas o “Encontro Nacional das Associações de Teatro de Boneco do Brasil”; uma oficina de teatro de sombras e um seminário sobre teatro de bonecos.

Músicos do projeto Volta Redonda Cidade da Música se apresentaram no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior. A regência da banda foi do professor José Sérgio Torres e regência do Coro com a maestrina Sarah Higino.

Na Praça Brasil, o público pode visitar uma exposição de carros antigos, como Fuscas, Ômegas, Chevettes e Opallas, além de prestigiar a Orquestra Tambores de Aço da Fundação CSN, Circuito de Basquete de Rua, na Rua 23B, Batalha do Conhecimento com a Roda Cultural de Volta Redonda, Dança Afro “Cura e Sabores Baianos” com o Coletivo Flor de Maio Humanizar e Projeto Vitrolando com discotecagem com discos de vinil com DJ Muffin e Mestre André com  charme, R&B, Funk, Soul Rap e Reggae.

Obras de melhoria no saneamento básico são entregues
Em comemoração, Saae-VR entregou de melhorias no saneamento – Foto: Divulgaçao

Duas obras de melhoria no saneamento básico foram entregues ontem, durante as comemorações de aniversário. A primeira foi a Estação Elevatória de Esgoto João Batista Teixeira de Abreu, na rotatória da Rua 207; e a segunda a ampliação e reforma da Estação Elevatória de Água Potável Hélio Nunes de Moraes, no bairro Açude.

A elevatória da Rua 207 receberá diariamente os despejos de esgoto dos bairros Conforto, São Lucas, São Cristóvão, Minerlândia, Morada da Granja e Eucaliptal, que serão encaminhados para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engº Gil Portugal. Já  a do Açude vai gerar melhoria no abastecimento de água do bairro, beneficiando cerca de 15 mil moradores. O investimento foi da ordem de R$ 1 milhão, recursos do próprio Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O diretor executivo do Saae, José Geraldo Santos, o Zeca, Volta Redonda poderá receber cerca de 5,5 milhões para serem utilizados em futuras obras de saneamento. Ele lembrou que a ampliação do serviço de saneamento básico significa melhoria da qualidade de vida do cidadão e também preservação do meio ambiente.

Edição histórica: A VOZ DA CIDADE é colocado na cápsula do tempo

Secretário de Comunicação, o jornalista Adriano Lizarelli deposita edição do jornal A VOZ DA CIDADE na cápsula do tempo – Foto: Tânia Cruz

A edição desta terça-feira do jornal A VOZ DA CIDADE foi colocada junto com outros materiais dentro da cápsula do tempo, lacrada e enterrada em um compartimento construído na Praça Sávio Gama. O objeto guarda informações para as gerações futuras (como os jornais do dia 17 de julho de 2018), mensagens de alunos de escolas municipais, um pendrive com fotos que retratam a Volta Redonda atual, o filme que anuncia as atrações da festa de 64 anos, além de uma flâmula da cidade. A ideia é abrir a cápsula ao meio dia do dia 17 de julho de 2038, ou seja, daqui a 20 anos.

Deixe um Comentário