Inadimplência registra 61,4 milhões de endividados sendo 9,9% deles fluminenses

0

SUL FLUMINENSE

O Brasil contabiliza o total de 61,4 milhões de pessoas endividadas, inadimplentes, no mês de maio. Segundo dados divulgados pela área de análise da Serasa Experian, o índice cresceu 0,7% no período de um ano, totalizando o montante de R$ 273,7 bilhões. De acordo com o levantamento, cada CPF negativado tem em média quatro dívidas, totalizando R$ 4.458 por pessoa. A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. Responde online a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

No cenário da inadimplência nacional, a região Sudeste é destaque com maior percentual de pessoas com dívidas atrasadas, participação global de 45,2%. Na sequência estão as regiões Nordeste (25,2%), Sul (12,7%), Norte (8,9%) e Centro-Oeste (8,1%). A explicação para tamanha inadimplência, segundo os economistas da Serasa Experian, é atribuída ao enfraquecimento do ritmo de crescimento econômico e as taxas de desemprego no país.

A pedido do A VOZ DA CIDADE a Serasa Experian emitiu o detalhamento específico da inadimplência do consumidor no estado do Rio de Janeiro, basicamente a capital e as cidades do Sul Fluminense. O levantamento da área Decision Analytics, revela que dos 61, 4 milhões de brasileiros inadimplentes em maio, o total de 9,9% está em território fluminense. A maior parte deles, pela referência econômica e volume populacional está na capital Rio de Janeiro, que concentra 2.371.764 inadimplentes.

Nas cidades do Sul Fluminense, seguindo a mesma lógica de concentração de consumidores e pessoas economicamente ativas, a cidade de Volta Redonda contabilizou em maio 93.315 inadimplentes, seguida de Barra Mansa com 59.583 pessoas; Barra do Piraí, 31.339 e Piraí com 9.429 inadimplentes. Na Costa Verde, Angra dos Reis contabilizou 66.495 inadimplentes e na Região das Agulhas Negras, segundo a Serasa Experian a cidade de Resende contabilizou 44.435 consumidores inadimplentes, seguida de Itatiaia com 10.889, Porto Real com 7.060.

SEGMENTO

Apesar de as dívidas atrasadas com bancos e cartões de crédito terem a maior representatividade dentro do índice, na comparação interanual, a participação desse segmento caiu 1,5 ponto percentual enquanto a participação dos segmentos de utilities, telefonia, serviços e financeira aumentou.

A planilha da Serasa Experian indica os segmentos de maior inadimplência – Arte: Serasa Experian

Na analise do perfil do consumidor negativado a maior concentração é dos homens (50,8% dos inadimplentes), em relação à idade, a maioria das pessoas com débitos vencidos na pesquisa realizada tendo maio como referência indica pessoas entre 41 e 50 anos (19,7% do total). Em segundo lugar no ranking de participação entre os inadimplentes estão com mais de 61 anos, que respondem por 14,2% do total.

Deixe um Comentário