ITATIAIA
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Luiz Ribeiro Xavier, disse nesta terça-feira, dia 28, que a equipe da Secretaria realizou estudo, enfocando ações sustentáveis, capazes de gerar crescimento, com emprego e renda, para os próximos anos. Ele explicou que o estudo apontou que a implantação de condomínios empresariais e logísticos será importante para consolidar o desenvolvimento ordenado da cidade.
Xavier destacou que no ano passado sua Secretaria priorizou a aprovação da nova Lei de Incentivo Municipal, a LC57. A Lei, juntamente com dispositivos de incentivo estaduais como a RioLog, MetalMecânico e Lei Rosinha, em sua avaliação, colocam a cidade como potencial destaque em qualquer relação quando o assunto for a instalação de novas empresas. “Mas, para podermos atender bem as empresas já instaladas aqui, muitas com projetos de expansão, e receber novos investimentos é essencial que nossa cidade tenha a infraestrutura necessária para a instalação destes empreendimentos”, frisa José Luiz.
O secretário explica ainda que os condomínios empresariais e logísticos vêm ganhando bastante espaço entre os investidores. Ele informa que no levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico constam possíveis locais que poderiam abrigar esses empreendimentos. “Por exemplo, no acesso à Fazenda da Serra já existe um projeto de condomínio empresarial, avaliado e aprovado pelo Ine e outros órgãos públicos. Temos ainda duas áreas, uma com aproximadamente 300 mil m² e outra com cerca de 500 mil m², que são também adequadas para a instalação de um polo logístico. São áreas privilegiadas, em meio à grandes indústrias já instaladas em nosso município, e também do multimodal, único em nossa região”, informa.
COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO
Outra medida que José Luiz avalia como importante para desenvolver o município é a criação de uma Companhia de Desenvolvimento e Fomento de Itatiaia. “Ela será responsável por gerenciar, organizar e estruturar os distritos e condomínios empresariais, promovendo e estimulando as atividades econômicas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do município”, explica Xavier ressaltando que o trabalho será apresentado também ao Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinícius Farah, que deverá vir ao município ainda neste primeiro semestre. “Um dos focos do nosso estudo foi o de alinhar ações com a área econômica estadual. Sem o suporte e a parceria do Estado, qualquer projeto desenvolvimento fica seriamente prejudicado”, destaca o secretário.