Ilha São João recebe XXI Festival de Folia de Reis

0

VOLTA REDONDA

Com o objetivo de manter viva e transmitir as gerações a cultura popular, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o XXI Festival de Folia de Reis. O evento acontece durante todo o domingo na Ilha São João, ao todo 15 jornadas participam do evento.

Segundo a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o evento faz parte do calendário oficial do município, de grande importância para a cultura do povo brasileiro. “Esta é uma das festas mais importantes da Cultura Popular, com um espaço para o resgate e consolidação da memória e reconstrução da identidade cultural dos grupos de jornadas. É uma manifestação religiosa que faz parte do nosso folclore. Além disso, prestigiamos as jornadas da própria cidade, uma forma de incentivá-los”, citou.

A novidade deste ano, foi o Prêmio da Cultura Popular, como Aline explica, o edital especial Mestre Paulinho lançado em dezembro passado trouxe mais transparência ao festival com ampla participação dos grupos de Folia de Reis do município. “Através do edital, todos os grupos receberam um subsidio da prefeitura para ajudar na confecção das roupas, manutenção de instrumentos e alimentação”, citou, explicando que Paulinho foi um funcionário da SMC e fundador do festival.

A Folia de Reis recorda a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus logo após o nascimento, levando presentes e orientados pela Estrela de Belém que os guiou até o local do nascimento.

Grupos participantes: Jornada Estrela Maior, Jornada Leão de Judah, Jornada Cristo Vive, Jornada Estrela Brilha da Juventude, Jornada Estrela Nova Geração, Jornada Jesus Menino, Jornada Jesus, José e Maria, Jornada Estrela Guia do Oriente, Jornada Lua Nova, Jornada Estrela Sagrada do Retiro, Jornada da Paz, Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, Jornada da União, Jornada Estrela Sagrada e Jornada Sagrada Família.