BARRA DO PIRAÍ
A Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, está passando por uma importante reforma em sua pintura exterior. A iniciativa vem para somar com a conservação da história do município, visando preservar os elementos arquitetônicos originais da igreja. Além da nova pintura, foram realizados reparos nas paredes danificadas pelo tempo e a recuperação do emboço, garantindo a integridade estrutural do patrimônio.
Preservar a memória histórica da cidade é fundamental para manter viva a identidade cultural do local. Nesse sentido, a Igreja Nossa Senhora da Piedade é um símbolo de Ipiabas, e as intervenções realizadas refletem o compromisso do Governo Municipal com a conservação dos patrimônios históricos da região.
IMPORTÂNCIA TÉCNICA DO PROJETO
O arquiteto responsável pela obra, Stanley Alonso, destaca a importância técnica do projeto. “A principal preocupação é respeitar as características originais da construção. O trabalho de recuperação das paredes exigiu um cuidado especial para manter a autenticidade das características arquitetônicas da igreja”, explicou.
A Secretaria de Obras Públicas de Barra do Piraí tem desempenhado um papel crucial em diversas intervenções de preservação pelo município, Beco da Carioca e Estação de Ipiabas são grandes exemplos, e a reforma da Igreja Nossa Senhora da Piedade é mais um desse trabalho.
Dessa forma, o secretário de Obras Públicas, Wlader Dantas, ressalta que intervenções como essa servem para preservar a memória do município. “Quando realizamos esse tipo de obra, não se trata apenas uma construção física, mas também uma construção de memória para a cidade. Ainda mais quando se fala de uma igreja de 154 anos, mais velha que Barra do Piraí”, aponta Wlader.
PRESERVAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS
A preservação dos patrimônios históricos de Barra do Piraí é uma prioridade para a atual gestão. Além dos reparos estruturais, a nova pintura da igreja realça a beleza da edificação e destaca seus detalhes históricos, que, com o passar dos anos, haviam sido desgastados. Assim, comenta o prefeito Mario Esteves que “a reforma da igreja é um exemplo claro do nosso compromisso em proteger o passado para as futuras gerações”.
“A Igreja Nossa Senhora da Piedade é um dos diversos pontos turísticos de Ipiabas. A reforma de sua pintura é um marco na preservação do patrimônio histórico do distrito, algo que para o governo é um trabalho contínuo. Com a finalização da pintura e dos reparos, a igreja retoma seu lugar de destaque na bela paisagem que nosso distrito possui”, destacou Mario Esteves, relembrando que o Governo Municipal conseguiu e finalizou, com a esfera Federal, recursos para o restauro da Catedral de Santana.