Idosos são vacinados em Itatiaia pelo sistema de drive-thru

0

ITATIAIA

A prefeitura, por meio da secretaria de Saúde do município, imunizou, na quarta-feira, dia 22, 193 idosos com idade acima dos 60 anos, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza realizada pelo sistema de drive- thru, no qual o idoso será vacinado pela janela, sem precisar descer do carro.

As equipes da área da Saúde ficaram no período de 9 às 16 horas, durante todo o dia disponíveis em dois pontos montados no município, um no bairro Campo Alegre, no PSF próximo a Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre e outro na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro da cidade.

Pelo sistema drive-thru 193 pessoas foram vacinadas em Itatiaia-Pedro Luz/PMI

Segundo a coordenadora de Imunização, Andrea Penedo, esta foi a primeira vez que a prefeitura  utilizou este tipo de sistema de imunização na cidade. “O nosso objetivo é de vacinar no sistema drive-thru foi o de concluir a nossa meta vacinal que é de 3.259 pessoas como ocorreu no ano passado, quando ultrapassamos o número de vacinados, que de acordo com o cronograma do governo do Estado era de 3.153 pessoas. Esta meta de imunização de idosos está praticamente concluída. Só no posto montado no bairro Campo Alegre vacinamos 150 pessoas e no Centro da cidade 43”, disse a coordenadora acrescentando que a medida também serviu para evitar a aglomeração de pessoas e a chance de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). “Vacinamos a maioria das pessoas em casa com a ajuda dos motoristas e dos carros que eram utilizados para levar pacientes que realizam tratamento fora da cidade. Como estava faltando uma parcela ainda de pessoas, montamos este sistema de drive-thru também para evitar que os idosos que também são do grupo de risco da Covid-19 se deslocassem até as unidades de saúde”, explicou.

Andrea também informou que de acordo com o cronograma serão vacinados na próxima etapa trabalhadores da saúde, forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e os caminhoneiros.