VOLTA REDONDA
Uma mulher de 69 anos foi agredida durante um desentendimento com o genro, de 53 anos, no bairro Três Poços. A situação ocorreu quinta-feira, dia 26, e mobilizou a Patrulha de Proteção ao Idoso, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública. A vítima procurou ajuda no Núcleo de Atendimento ao Idoso (Nuai), na 93ª Delegacia de Polícia (DP), e o caso foi registrado como vias de fato na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
A mulher, que apresentava ferimento em uma das pernas, foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. Apesar do ocorrido, optou por não dar continuidade a uma queixa formal contra o genro, que também compareceu à delegacia para prestar esclarecimentos.
O atendimento feito pela Patrulha do Idoso faz parte da rede de proteção do município, que atua em situações envolvendo pessoas com mais de 60 anos. O trabalho envolve mediação de conflitos, ações preventivas, educativas e, quando necessário, medidas repressivas para garantir os direitos dos idosos.
As autoridades municipais destacam a importância de reconhecer e denunciar casos de violência contra idosos, que muitas vezes ocorrem de forma silenciosa. A rede de proteção em Volta Redonda atua justamente para evitar a escalada de situações que podem comprometer o bem-estar físico e emocional dos idosos.
Quem presenciar ou for vítima de qualquer tipo de violência contra pessoas idosas pode procurar ajuda por meio dos canais de denúncia como o 197 (Nuai), 153 (Guarda Municipal), Disque 100, 190 (Polícia Militar) ou diretamente na 93ª DP. A Patrulha do Idoso e os serviços de assistência social do município também estão preparados para prestar apoio nesses casos.