Ibama realiza audiência pública sobre as obras da LT 500 Kv Fernão Dias

0

BARRA MANSA

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), com apoio da Prefeitura de Barra Mansa promoverá, no dia 29, a audiência pública para tratar sobre as obras da LT KV Fernão Dias, Terminal Rio de Janeiro (linha de transmissão de energia elétrica). O evento, que é aberto ao público, será realizado às 17h30min, na Casa do Rotariano, localizada à Rua Rotary Club, 54, no Bairro Ano Bom. A expectativa é de que 200 pessoas, entre autoridades públicas municipais, estaduais e federais, prestigiem a reunião.

A obra atravessará 27 municípios, desse total, cinco situados no Estado do Rio de Janeiro, incluindo a cidade de Barra Mansa, O terminal Rio, em circuito simples, terá extensão aproximada de 330 km. E a audiência terá o objetivo de detalhar como está sendo realizada a fiscalização das obras das Linhas de Transmissão 500 kV Fernão Dias. Também serão detalhados pontos específicos dos estudos ambientais do projeto, já protocolados e disponível para consulta na prefeitura e no site do Ibama.

A LT KV Fernão Dias consiste num sistema de transporte de energia elétrica através de cabos de alta tensão sustentados por torres. A energia sai de uma fonte geradora, como usinas hidrelétricas, termoelétricas e eólicas, por exemplo, passa por subestações e é levada pelas linhas de transmissão até os centros consumidores, onde é distribuída por linhas de baixa tensão, chamadas redes de distribuição. Dessa forma, a energia elétrica chega até indústrias, hospitais e também as residências.