I Fórum Lider Centro-Sul discute integração regional em Três Rios

0

TRÊS RIOS

A cidade de Três Rios recebe nesta quarta-feira, dia 13, a primeira edição do Fórum do Lider Centro-Sul, com o objetivo de integrar estratégica e regionalmente as lideranças para elevar o protagonismo local. Estruturado, inicialmente, por um grupo composto por mais de 40 líderes, entre empresários, representantes do poder público, do terceiro setor e universidades, o programa conta atualmente com mais de 60 lideranças efetivas engajadas em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região.

Para integrar o grupo e apresentar os projetos em desenvolvimento nos eixos de Turismo, Indústria e Agronegócios, o Sebrae Rio realiza o Fórum Lider Centro-Sul, na Blessed Festas e Eventos, localizado na Rodovia BR-040, KM 20, Moura Brasil.

O Lider Centro-Sul foi iniciado em novembro de 2018 com a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social a ser implantado até 2030 nos dez municípios que compõem a região: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia e Três Rios.

Dentro da metodologia do programa, o desenvolvimento do plano estratégico foi dividido em duas etapas. A primeira fase operacional foi encerrada em setembro, após dez encontros. Durante esse período, o grupo, devidamente estruturado, estudou as necessidades e potencialidades da região para produzir o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Regional, priorizando os seguintes eixos: Turismo, Indústria e Agronegócio.

PROGRAMA LIDER

Em 2010, o Sebrae desenvolveu a metodologia Lider, cujo objetivo é mobilizar, qualificar e integrar as lideranças para o desenvolvimento de uma região. O Lider foi concebido para mobilizar e apoiar as lideranças para a efetivação das vocações e otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. Para promover a integração, a organização política e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional.

Deixe um Comentário