RESENDE
O atleta e instrutor de jiu-jitsu Hudson Vinícius de Oliveira Rosa, o “Urso”, de 43 anos, conquistou na noite de terça-feira, dia 18, a medalha de prata no World Pro Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, um dos torneios mais prestigiados do cenário mundial da modalidade. Integrante da Team Almeida Bros/Shark Jiu-Jitsu, o resendense competiu na categoria até 85kg, em uma chave com 16 atletas de países como Portugal, Cazaquistão, Alemanha, Rússia e Colômbia.

Hudson conquista prata no World Pro Abu Dhabi – Divulgação
A campanha de Hudson foi marcada por determinação e superação. Logo na primeira luta, venceu após o adversário colombiano ser desclassificado por aplicar uma chave de joelho ilegal para a faixa roxa, o que acabou lesionando o joelho do atleta de Resende. Mesmo com dores, ele seguiu no campeonato, venceu as lutas seguintes e avançou até a grande final.
Na decisão, enfrentou o russo Salman Aliev, reconhecido pela força física e pelo domínio em técnicas de wrestling. Hudson sofreu uma queda no início do combate, e o adversário conseguiu manter o controle da luta no solo, garantindo o ouro e deixando o brasileiro com a prata.

‘Urso’ sofreu uma lesão no joelho na primeira luta – Divulgação
Hudson destacou que o principal desafio foi competir na categoria até 85 quilos, já que naturalmente pesa 80 quilos. “Senti que na categoria 85 quilos os atletas estavam muito pesados. Eles batem o peso no dia anterior e recuperam tudo em 24 horas, chegam muito mais fortes. Na próxima vez, vou ser mais estratégico e baixar para 77 quilos”, explicou.
Após a excelente campanha internacional, o atleta, que retorna a Resende na noite da próxima terça-feira, encerra sua temporada de competições em 2025 com orgulho e foco no futuro. “Meu objetivo é me tornar um professor renomado, mudar de vida através do jiu-jitsu e encurtar o caminho das minhas filhas nessa jornada tão sofrida de um atleta”, afirmou Hudson.



