>
a voz da cidade 970 x 150 px

HSJB, em Volta Redonda, chega ao número de 50 cirurgias realizadas no projeto ‘Coluna Reta’

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA
Implantado pela Prefeitura de Volta Redonda com o objetivo de prevenir e oferecer tratamento/correção da escoliose idiopática pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto “Coluna Reta” alcançou no fim de semana a marca de 50 cirurgias realizadas. Os procedimentos, considerados de alta complexidade, foram realizados no Hospital São João Batista (HSJB).
“Temos utilizado o hospital aos fins de semana para realizar cirurgias, atender melhor quem aguarda pelos procedimentos, e por ser um tratamento cirúrgico de alta complexidade, a infraestrutura do hospital atende perfeitamente. Parabéns à equipe pela marca de 50 cirurgias”, disse o vice-prefeito e diretor-geral do Hospital São João Batista, Sebastião Faria.
TRATAMENTOS CIRÚRGICOS DE ESCOLIOSE
O ortopedista especialista em coluna, Juliano Coelho, que é responsável pelo “Coluna Reta”, citou que foram feitos neste fim de semana dois tratamentos cirúrgicos de escoliose dos pacientes: Maria Eduarda Neves Ferreira, de 11 anos, e Pedro Henrique de Oliveira Silva, de 19 anos. “Duas cirurgias com êxito e a previsão é que os pacientes tenham alta ainda nesta semana. O objetivo do projeto é fazer o diagnóstico precoce, mas quando necessário, realizamos o procedimento cirúrgico para garantir mais qualidade de vida aos pacientes”, explicou Juliano Coelho, que contou com a participação da equipe médica do projeto, formada também pelo neurocirurgião Julio Meyer, o anestesista Dr. Leandro e, na monitorização a Drª Gabriela.
O diagnóstico precoce é feito durante a triagem realizada nas escolas da rede municipal de ensino; e às sextas-feiras são realizados atendimentos no Estádio da Cidadania, na parte da manhã. Segundo Dr. Juliano, dessa forma é possível identificar o início da escoliose em uma criança, com encaminhamento para o exame de raio-x, e ela é registrada no sistema para acompanhamento. “Quanto mais cedo se descobre o problema, mais fácil é o tratamento com fisioterapia, que também é ofertado pelo ‘Coluna Reta’, ou até mesmo o uso de colete, evitando a cirurgia”, explicou Dr. Juliano, citando que o projeto realiza dois procedimentos cirúrgicos por mês em Volta Redonda.
AMPLIAÇÃO EM VOLTA REDONDA E NO ESTADO DO RIO
O “Coluna Reta” promove, desde 2023, a busca ativa por crianças e adolescentes com a deformidade nas escolas da rede municipal. Mais de 20 mil estudantes já passaram pela avaliação; cerca de 10 mil foram fotografados e 48 encaminhados para fisioterapia. A meta em 2024 é estender o serviço para as unidades da rede particular de ensino de Volta Redonda.
Além disso, o projeto serviu de referência para um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Munir Neto. Sancionado pelo governador Cláudio Castro (Lei Nº 10.009/2023), o programa de diagnóstico precoce da escoliose está sendo regulamentado pela Secretaria de Estado de Saúde para ser implementado em todo o estado do Rio. “É um projeto pioneiro em Volta Redonda, que tem dado muito certo, e está beneficiando nossas crianças e toda a população. O ‘Coluna Reta’ leva mais saúde para quem mais precisa, que é o usuário da rede pública. Parabéns a todos por chegarmos a 50 cirurgias e vamos fazer mais ainda”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos