Hospital Veterinário poderá realizar testes para tuberculose e brucelose em Resende

0

RESENDE

O Hospital Veterinário, que está sendo construído no bairro Morada da Colina, para atender toda a demanda do município, oferecendo consultas, cirurgias e serviços de saúde animal, poderá realizar testes para tuberculoso e brucelose. O vereador Jorge Luís Pinto Ferreira, o Jorginho (PL) teve indicação aprovada em Plenário pedindo a prefeitura a implantação de laboratório veterinário para a realização de exames para estas doenças.

Segundo Jorginho, a implantação de laboratório especializado para realizar testes para detectar a tuberculose e a brucelose bovina gratuitamente, auxiliaria os produtores rurais. “É de extrema importância realizar estes tipos de testes no Hospital Veterinário por se tratar de doenças infectocontagiosas. Esta medida auxiliaria na erradicação da tuberculose e brucelose, reduzindo a prevalência e a incidência de novos focos destas doenças”, disse o parlamentar, acrescentando que “tal medida criaria um número significativo de propriedades livres ou monitoradas que ofereçam aos consumidores produtos de baixo risco sanitário, diminuindo assim o impacto negativo dessa zoonose na saúde humana e animal”.

Em outra mensagem, o vereador Jorginho sugeriu que seja feito pela administração municipal um estudo de viabilidade visando expandir para outros parques, o Espaço Pet, nos moldes do que já existe no Parque das Águas. “A proposta é expandir esses espaços exclusivos para os animais de estimação para outros parques. No Espaço Pet, os animais podem ser soltos para correr livremente e gastar energia, sem risco de serem atropelados. É um espaço de lazer seguro, principalmente para tutores que moram em apartamentos, onde os animais acabam ficando sem espaço para brincar”, explica o vereador.