ITATIAIA
Para marcar ações da Secretaria de Saúde do município sobre a Campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce para o controle do câncer de mama e do colo do útero, o Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, realizou nesta sexta-feira, dia 4, um Mutirão de Ultrassonografias (USGs) de Mama e Axila. Este ano a campanha do Ministério da Saúde tem como tema “Mulher: seu corpo, sua vida”.
Segundo o superintendente do hospital, Daniel Passeri, foram realizadas, no final da manhã, 60 ultrassonografias de mama e axila. Ele informa ainda que já foram agendados nas próximas semanas exames. No próximo dia 10, vão acontecer mais 30 ultrassonografias de mama e axila e, no dia 17, outras 30 serão disponibilizadas, totalizando 120 exames. “Vale ressaltar que todos os procedimentos fazem parte de nossa demanda espontânea, pois conseguimos já há algum tempo zerar a fila de espera por este exame”, explica Passeri.
EQUIPAMENTOS
O secretário de Saúde do município, Guilherme Amaral, noticiou que o Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros recebeu 20 aparelhos Desfibrilador Externo Automático (DEA). O equipamento é utilizado em procedimentos de desfibrilação, quando ocorre a aplicação de uma corrente elétrica no coração de um paciente com o objetivo de evitar óbitos por parada cardíaca. Além disso, também é usado para tratar problemas de arritmias, fibrilação atrial ou ventricular e taquicardia.
Amaral, destaca que a aquisição de desfibriladores faz parte das diversas melhorias que seguem acontecendo no Hospital Municipal de Itatiaia e em toda a rede pública. Segundo ele, o equipamento disponível nas unidades de saúde do município eleva a taxa de sobrevida em situações onde ter ou não o aparelho é essencial no pronto atendimento. “Equipar a rede de saúde do município sempre foi um dos focos de nosso trabalho. Os desfibriladores serão enviados para as unidades de saúde da Vila Odete, Vila Magnólia, Vila Esperança, Vila Flórida, Maromba, Centro, Penedo, Marechal Jardim, Campo Alegre I, Campo Alegre II e Campo Alegre III, além do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros”, informa Guilherme.