ANGRA DOS REIS
O Hospital Maternidade de Angra dos Reis (Hmar), mantido pela Prefeitura, realizou, neste domingo, 24, um workshop com o tema “Amamentação e os principais cuidados com o recém-nascido”. A atividade fez parte da programação do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.
A ação teve como objetivo preparar as famílias para os primeiros cuidados com o bebê, promovendo saúde e segurança desde os primeiros dias de vida.
“O nosso objetivo foi falar sobre os cuidados com o recém-nascido, principalmente sobre o aleitamento. Foi um momento de troca com a nossa população, especialmente com as gestantes para que elas já venham preparadas a ganhar seus bebês”, explicou a enfermeira do posto de coleta de leite do Hmar, Isabella Souza.
Durante o curso, os participantes aprenderam na prática como dar banho no recém-nascido, os cuidados essenciais com o coto umbilical, a forma correta de realizar a troca de fraldas e a importância da apresentação da caderneta da criança, com destaque para o acompanhamento vacinal.
“Hoje estou completando 34 semanas e vim para tirar minhas dúvidas, para saber mais sobre o parto e os cuidados básicos com o recém-nascido, que, para mim é muito importante, e também para adquirir um pouco mais de experiência”, disse Monique Leno, moradora da Banqueta.
O workshop incluiu ainda uma visita guiada pelas instalações da maternidade. Ao final, os presentes receberam certificado de participação.