ITATIAIA
A Secretaria de Saúde de Itatiaia confirmou nesta quinta-feira, dia 25, o total de intervenções cirúrgicas realizadas pelo Hospital Manoel Martins de Barros, com a equipe médica do Centro Cirúrgico. Segundo dados do governo, de abril a dezembro de 2017, a unidade registrou 384 cirurgias incluindo parte da demanda reprimida desde 2015.
Os procedimentos fazem parte das ações para aprimorar o atendimento em saúde pública no município. O Centro Cirúrgico do hospital passou por melhorias estruturais e conta com equipamentos modernos. O Hospital Manoel Martins de Barros esta situado na Avenida Dois, nº 800, Jardim Itatiaia, desde abril retomou as atividades no Centro Cirúrgico atendendo os moradores com cirurgias eletivas de pequeno e médio porte.
Dentre os procedimentos realizado no local estão cirurgias vasculares (varizes), cirurgias de hérnia, de vesícula e amputações. “No hospital são realizadas as cirurgias pré-agendadas. Com a reabertura do centro cirúrgico os procedimentos de pequeno e médio porte agora acontecem diretamente no nosso próprio município. No entanto, estamos trabalhando para completar o nosso quadro de profissionais, entre eles de anestesistas, para que mais cirurgias possam ser realizadas, atendendo assim as demandas que vão surgindo”, disse o diretor do Hospital, Fernando Freitas.
No Hospital Manoel Barros também são realizados exames de retossigmoidoscopia e colonoscopia, cirurgias para retiradas de cistos, de retirada de pequenos nódulos de mama, postectomia,vasectomia, calázio e pterígio (retirada membrana no canto do olho) e bucomaxilo. Estão previstas ainda a realização de cirurgias para retirada de hemorroidas.
Segundo Fernando Freitas, para passar pelos procedimentos o paciente primeiramente deve fazer uma consulta com clínico geral, que pode fazer o encaminhamento para o Serviço de Tratamento Fora do Domicílio. No setor é feito um agendamento com o especialista na enfermidade que ao verificar a necessidade da realização da cirurgia, solicita ao Serviço de Tratamento Fora de Domicílio que faça o agendamento no Hospital Municipal.
REFORMA
Para receber os pacientes, o centro cirúrgico passou por melhorias estruturais e conta com sala de equipamentos, posto de enfermagem, sala de RPA, três salas de cirurgias, sala de convivência e banheiros masculino e feminino. O espaço reúne ainda, de forma descentralizada, a área de esterilização que é composta por sala de expurgo, área de desinfecção, sala de esterilização, arsenal, banheiro e depósito de material de limpeza. O centro cirúrgico foi liberado pela fiscalização da Vigilância Sanitária do Estado. “Foi tudo legalizado e liberado pela Vigilância Sanitária do Estado por estar com todas as normas exigidas para segurança dos pacientes. As salas estão climatizadas e funcionando, permitindo assim os procedimentos cirúrgicos”, confirma a enfermeira, Dilcevania Correa.